Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Sueli Pereira Vissoto
Por: Museu da Pessoa,

A importância do zelo

Esta história contém:

A importância do zelo

Um pequeno excerto sobre a história de Sueli

Em 1985, eu fui promovida para técnica de segurança e fui a primeira mulher a executar essa função em FURNAS. Uma honra, um grande desafio e uma enorme responsabilidade. [...] Eu iria provar que dava certo o trabalho ser realizado por mulheres e queria abrir as portas para outras no futuro.

Minha mãe era muito jovem quando se casou, antes dos seus 18 anos eu já havia nascido. Vim para o mundo de parto natural com uma parteira, na casa dos meus pais onde, felizmente, tudo ocorreu bem.

Meu pai era operador de máquinas de terraplanagem, trabalhava na construção de estradas, pontes, e ele tinha muito orgulho da sua profissão. No final de semana, ele me levava junto com meus irmãos para ver as máquinas que ele trabalhava. Nós não as víamos funcionando porque era o momento de descanso, mas ele gostava muito de mostrá-las pra gente. já a minha mãe era costureira, ela fazia o trabalho de corte e costura e formava novas costureiras, isso tudo na minha casa. Hoje, ela é artista plástica, abandonou a antiga profissão e até já ganhou um concurso que foi realizado no SESC, na cidade São José do Rio Preto. É gratificante ver sua trajetória e o que ela conseguiu sem ter cursado uma faculdade.

Infelizmente, nós sofremos um acidente de carro no trevo do acesso aqui da nossa cidade e meu pai faleceu. Foi em 1976, e ele tinha apenas 39 anos. O acidente mudou nossas vidas. Eu disse para a minha mãe que queria ajudar dentro de casa, porém, ela não queria que eu fosse trabalhar de faxineira, sabia que essa escolha não teria muito futuro, então ela me pagou um curso de datilografia. Fiz o curso e logo em seguida entrei em um escritório de contabilidade, e o meu irmão foi trabalhar em uma padaria, eu tinha 14 e ele 12 anos, ele entregava pão de madrugada e eu fui trabalhar nesse escritório.

Eu trabalhei nesse escritório de contabilidade até os meus 17 anos, até que em 1979 eu entrei em...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevistada: Sueli Pereira Vissoto

Entrevista: FURNAS_HV017

P/1 Torigoe

P/2 Daniela

:10

P/1 - A primeira pergunta é sempre protocolar para deixar registrado aqui, me fala por favor qual é o seu nome completo, local e data de nascimento?

R - Olá, meu nome é Sueli Pereira Vissoto, eu nasci em Icém, no estado de São Paulo no dia 22 de julho de 1962.

0:33

P/1 - E me diz uma coisa, o seu Pai ou a sua mãe de repente te contaram como foi o seu nascimento? Ou como foi o período na sua gestação?

R - Olha, a minha mãe era muito jovem, ela se casou aos 16 anos, e antes dos 18 anos dela eu já havia nascido e foi de parto normal com parteira, eu nasci na casa dos meus pais e naquele momento não teve atendimento médico, mas ocorreu tudo bem graças a Deus.

1:23

P/1 - Sueli, o seu pai e sua mãe eles faziam o que nessa época? Qual é a origem deles?

R - O meu pai é de família italiana, os pais dele eu conheci que sãos meus avós, eles vieram morar em icém por conta de trabalho, e o meu pai era operador de máquinas de terraplanagem e ele trabalhava na construção de estradas, pontes e assim ele tinha uma orgulho da sua profissão, e no final de semana ele levava eu e meus irmão para ver as máquinas que ele trabalha, nós não víamos as máquinas funcionando porque era o momento dele de descanso, mas ele gostava muito de mostrar as máquinas pra gente, já a minha mãe era costureira, ela fazia esse trabalho de corte e costura e formava novas costureiras, isso tudo na minha casa.

2:32

P/1 - E me fala o nome completo da sua mãe e do seu pai por favor?

R - O nome da minha mãe é Onofra Pereira Vissoto, e hoje a minha mãe é de 1944, tem 77 anos e ela é artista plástica, ela abandonou a profissão de costureira e ela pinta muito bem, pinta quadro óleo sobre tela e já até ganhou um concurso que foi realizado no SESC na cidade São José do Rio Preto, então é gratificante ver a trajetória dela e o que ela previu sem ter cursado uma faculdade, é muito...

Continuar leitura

Título: A importância do zelo

Local de produção: Brasil / Icém

Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Sueli Pereira Vissoto

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios