Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Germano Alves Ribeiro
Por: Julia Figueira, 21 de maio de 2023

A história do meu bisavô Germano

Esta história contém:

A história do meu bisavô Germano

O meu bisavô Germano Alves Ribeiro, pai do meu avô Geraldo Carvalho Ribeiro, nasceu em Trás-os-Montes, Murça-Portugal em 11 de janeiro de 1895.

Veio para o Brasil em 1921, desembarcando no porto na cidade do Rio de Janeiro em 13 de fevereiro. Encontrou-se com o seu primo Rodrigo que viera antes e era carnaval.

Mudou-se para Porto Velho do Cunha, Município do Carmo/RJ. que fica distante da cidade do Rio de Janeiro aproximadamente 196 km.

Ao chegar em Porto Velho foi a um baile e conheceu a minha bisavó Maria Gomes de Carvalho. Casaram-se em 1924 e em 1926 nasceu minha tia-avó Maria Izabel Carvalho Ribeiro e 17 anos depois em 1943 nasceu meu avô Geraldo.

O pai da minha bisavó Maria, deu a cada um de seus filhos, eram quatro, uma área de terra de 6 alqueires. Meus bisavós passaram a viver daquilo que a terra produzia e também do leite que vendiam.

Meu bisavô era barbeiro, alfaiate, esculpia peças de madeira e se fosse necessário trabalhava na construção de casas como pintor.

Infelizmente, faleceu em 1961, vítima de derrame cerebral.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios