Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

A história de Leidiane

Esta história contém:

Meu nome é Leidiane Imaculada Gomes dos Santos Silva. Minha mãe se chama se chama Leida Maria Gomes Santos e meu pai Osvaldo Pereira dos Santos. Nasci em 06/04/1983. Minha mãe é de Rio Acima. Meu pai vem de uma cidade chamada Ponte Alta. Não sei pra onde é. Não sei direito se é Minas. Tenho dois irmãos por parte de mãe e pai juntos, e mais dois separados, meio-irmãs. Meu pai veio pra Rio Acima porque na cidade dele ele não se dava muito bem com o pai dele. O pai dele batia muito nele. Aí a madrinha dele pegou e pediu pra ele vir pra cá. Nisso ele conheceu minha mãe. Passei a infância em Rio Acima. Só que a gente ficava muito presa dentro de casa, quando minha mãe tava com meu pai. A gente não podia sair na rua. Nem estudar. Eu e minha irmã não podíamos. Ele falava que mulher não precisava estudar. Vinha de uma criação... Meu irmão podia estudar, só que meu irmão é mais novo, então ele ainda estava na faixa etária de entrar pra aula. Então teve uma denúncia, foram lá e obrigaram ele a matricular eu e minha irmã. A gente ficava muito dentro de casa. Ficava assim, muito tímida. Não fazia amizade com os outros, achava meio estranho. Por isso a gente parou de estudar. Depois que teve a separação da minha mãe e do meu pai, aí a gente ia pra rua, brincar com os vizinhos, as vizinhas. Eu tinha onze anos. A gente ficava mais era com uma vizinha lá de perto. Nós íamos pra casa dela e ficávamos lá com ela, brincando. E depois voltávamos pra casa, não íamos pra longe não. Nossa brincadeira era ficar pulando na terra. Eu tinha onze anos quando meus pais se separaram. No começo, quando a gente é criança, a gente não entende direito. Mas meu pai foi muito ruim pra minha mãe. Ele batia nela, e tudo. Aí ela ficava presa dentro de casa, não podia sair. Só podia sair pra levar a gente no hospital, quando adoecia. E mesmo assim ela tinha que levar as duas que eram pequenas na época. Ainda mais no final do casamento, foi um...

Continuar leitura
Palavras-chave: machismo, eja, parto, rio acima

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios