Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Raíssa Maura Lima Feitoza, 17 de novembro de 2019

A história de Dona Ana Maria

Esta história contém:

A história de Dona Ana Maria

Ana Maria dos santos Besteiro, nasceu no dia 15 de julho de 1956, passou sua infância no Distrito de Icoaraci, em Belém – Pa, morava numa casa de madeira e tinha dois irmãos. Quando criança sua avó costumava contar várias histórias principalmente as de visagens* , Ana morria de medo de ouvir algumas delas.

Ana Maria tinha muitos amigos na rua onde morava e costumava brincar com eles suas principais brincadeiras eram amarelinha, pular corda, esconde-esconde e bonecas. Mas Ana não gostava apenas de brincar, a menina também adorava estudar, apesar de não lembrar do nome da escola, porém o que mais marcou a vida escolar de Ana Maria foi a figura de sua professora, que por coincidência também se chamava Ana Maria.

A vida foi passando e Ana Maria foi chegando a idade adulta, aos 20 anos começou a trabalhar no abrigo João Paulo II, em Marituba - Pa, a atividade desenvolvida por ela relacionava-se a área de artes plásticas, trabalhava com costura, pintura e fazia bonecas de pano, inclusive era a sua especialidade.

O tempo foi passando e Ana conheceu o técnico de enfermagem Carlos Oliveira com quem casou na igreja Nossa Senhora de Nazaré, em Marituba no ano de 1978, Ana também nos falou que este foi um dia muito feliz na sua vida, como não tiveram filhos o casal adotou uma menina chamada Loretta. Depois de 30 anos de casada Ana ficou viúva.

Atualmente está aposentada e costuma viajar bastante, já conheceu o Sul, Sudeste e o Nordeste, geralmente as viagens de Ana sempre são cheias de fatos engraçados e um deles aconteceu na excursão que fez para Foz do Iguaçu - Pr, ocorreu que Ana perdeu um passeio, porque quando chegou no hotel estava muito cansada e resolveu dormir um pouco, infelizmente ela dormiu mais do que deveria e a excursão seguiu para o passeio até a Argentina, deixando a turista para trás.

Contudo, as histórias e aventuras desta senhora que hoje tem 63 anos, não são poucas, aqui ela nos relatou apenas uma parte delas, por isso...

Continuar leitura
Fechar

Uma mulher especial

Dados da imagem Dia da entrevista

Período:
Ano 2019

Imagem de:
Ana Maria dos Santos Besteiro

História:
A história de Dona Ana Maria

Crédito:
Adriana

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
histórias de vida

Dia da entrevista

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.