Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 26 de setembro de 2022

A gente nunca vai perder o pertencimento de ser Furnas

Esta história contém:

A gente nunca vai perder o pertencimento de ser Furnas

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto: Memória Furnas

Entrevista de Caio Pompeu de Souza Brasil Neto

Entrevistado por Karen Worcman e Rosana Miziara

Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2022

Código da entrevista: FURNAS_HV031

Realização: Museu da Pessoa

Transcrição: Selma Paiva

Revisão: Grazielle Pellicel

P1 – As minhas perguntas são muito mais pra gente começar a história, do que responder, realmente, qual é a pergunta. E como eu disse, a ideia é muito mais a gente fazer uma narrativa da sua trajetória, da sua vida um pouco até, a chegar no momento presente, em Furnas. Então, a gente vai primeiro pra pessoa, pra família. Então, essa é a dinâmica.

R1 – Está ótimo!

P1 - Eu vou começar a entrevista perguntando seu nome de novo, local e data de nascimento.

R1 – Tá. Meu nome é Caio Pompeu de Souza Brasil Neto, eu sou natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, nasci em 6 de novembro de 1965. Sou filho de um oficial da Marinha e, em 1965, quando eu nasci, meu pai não se encontrava no Brasil, ele estava a trabalho, numa força de paz das Organização dos Estados Americanos, a OEA, em São Domingos (República Dominicana). Por essa razão, eu fui pra Belo Horizonte com a minha mãe e, pra que a minha mãe tivesse assistência da família, eu nasci lá. Tão logo meu pai retornou para o Brasil, ele passou em Belo Horizonte, pegou toda a família e nós fomos morar aqui no Rio de Janeiro. Fui estudante do colégio militar, fiz sete anos. No período da faculdade, eu comecei fazendo curso de Engenharia e logo me interessei por estudos relativos a finanças e economia. Depois eu migrei pra Economia, acabei me formando em Economia, fiz alguns cursos de pós-graduação em Economia, mestrado em Economia e alguns cursos de finanças. Ingressei em Furnas em 1996, pelo concurso público, onde exerci o cargo de técnico e em 2003 eu exerci o meu primeiro cargo de gerente, fui gerente de divisão de contas a receber e faturamento, depois fui chefe de departamento, chefe do...

Continuar leitura

Título: A gente nunca vai perder o pertencimento de ser Furnas

Data: 26 de setembro de 2022

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro

Entrevistador: Karen Worcman
Transcritor: Selma Paiva
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios