Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Ali Jeratli
Por: Museu da Pessoa, 27 de junho de 2018

A força do pensamento positivo

Esta história contém:

A força do pensamento positivo

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

Ali Jeratli nasceu em Damasco, na Síria, em 15 de janeiro de 1988. Mas a cidade que desperta lembranças de carinho nele é Al-Salameh, próxima a Homs e Hama, no noroeste do país, onde passou sua infância e adolescência. Ali se lembra com brilho nos olhos dos momentos em que todos os seus primos e irmãs se reuniam para brincar ou então para competir entre si: quem tirava as melhores notas na escola, quem andava melhor de bicicleta, quem fazia a melhor comida, quem corria mais rápido com seu cavalo.

Sua égua se chamava Zena e, durante o período de férias, Ali sempre acordava às 5 da manhã para cuidar dela: dar comida, limpar seu estábulo. Segundo ele, ela sempre foi mais do que amiga. “Quando você é criança, você se sente como filho desses animais, porque a égua e o cavalo gostam muito do ser humano que cuida e se preocupa com eles”.

Além da saudade da Zena, das festas e das brincadeiras com seus mais de 90 primos, Ali também sente muita falta da comida da sua mãe. Lembra-se com muito carinho do mahshi cozinhado por ela: abobrinha recheada com arroz, carne e berinjela. Ele sempre comenta com os amigos que seus dotes na cozinha não chegam aos pés do dom da sua mãe para a gastronomia.

Ali entrou cedo na escola. Adorava acompanhar as sessões de estudo de suas irmãs, e com cinco anos já sabia ler e escrever. Na primeira vez em que foi assistir a uma aula, a professora o deixou de lado devido à sua idade. Quando ela começou a ensinar os alunos, o único que respondia às perguntas era ele. A professora ficou impressionada e o chamou para a lousa. Ele não só escreveu frases como também respondeu a uma série de perguntas de matemática. Então ela disse: “Você vai começar como aluno regular no nosso curso”.

Segundo Ali, em Al-Salameh as pessoas nunca perguntam quanto dinheiro você tem, e sim quantos livros você leu, quais informações você possui. “É preciso ter subsídios para...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.