Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Andreia Alexandrino
Por: Museu da Pessoa, 19 de agosto de 2021

A força de uma mulher nas alturas

Esta história contém:

A força de uma mulher nas alturas

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevista de Andreia Alexandrino

Entrevistada por Luiza Gallo e Bruna Oliveira

São Paulo, 18/08/2021

Projeto Mulheres no Mercado Rodo-porto-ferroviário - Rumo Logística

Entrevista PCSH_HV1070

Realizado por: Museu da Pessoa

Transcrita por Selma Paiva

Revisado por Giulianna Ramos

P/1 — Vamos lá! Andreia, para começar, queria que você começasse se apresentando, dizendo seu nome completo, data e local de nascimento.

R — Meu nome é Andreia Alexandrino, eu tenho quarenta e seis anos, nasci no Rio de Janeiro. Eu tenho dois filhos e um neto e sou operadora de empilhadeira de grande porte.

P/1 — E qual é a sua data de nascimento?

R — Doze de fevereiro de 1975.

P/1 — E quais os nomes dos seus pais?

R — Abigail Alexandrino e Adonai Alexandrino.

P/1 — E no que eles trabalharam, ao longo da vida?

R — Bom, o meu pai era operador de pá-carregadeira, operador de máquina também e minha mãe é cozinheira, foi cozinheira, trabalhou nesse ramo.

P/1 — E como os você descreveria?

R — Ah, meus pais são pessoas batalhadoras, dos quais eu tenho muito orgulho. Até me emociono de falar (choro). Minha mãe é muito batalhadora, sempre correndo atrás, trabalhando muito e meu pai também, operador de pá-carregadeira, sempre nessa área. E eu tenho muito orgulho dele, ele sempre se sobressaía no trabalho dele, muito bem reconhecido. Eu tenho muito orgulho, mesmo, da história deles. E eles, até hoje, apesar da idade já que eles estão, estão totalmente bem-dispostos, me ajudam muito. É uma força, que não dá pra entender. É uma garra que eu quero muito pra mim isso também (risos).

P/1 — E você sabe como eles se conheceram?

R — Eles se conheceram... o meu pai, como ele trabalhava com máquina, ele fazia terraplanagem, construindo túneis, estradas, então ele viajava muito. E minha mãe trabalhava em um restaurante, em Santa Catarina. Ela era cozinheira em uma churrascaria. E ele estava fazendo uma estrada lá e eles pegaram...

Continuar leitura

Título: A força de uma mulher nas alturas

Data: 19 de agosto de 2021

Local de produção: Brasil / São Paulo

Personagem: Andreia Alexandrino
Transcritor: Selma Paiva
Entrevistador: Luiza Gallo Favareto
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios