Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Moises Bastos
Por: Museu da Pessoa,

A feira da minha vida

Esta história contém:

A feira da minha vida

Vídeo

Sou Moisés Bastos, nascido em Bauru, em 4 de agosto de 1964. O aniversário de Bauru é dia primeiro de agosto, e eu nasci dia 4 de agosto de 1964. Sou bauruense da gema! Meu pai é Moisés Terra Bastos, e minha mãe, Eunice Siqueira Bueno Bastos. Eu tenho um parente, que é o ‘seu’ Irineu Bastos Filho, que é filho de um prefeito e atuou vários anos na Câmara Municipal de Bauru. Ele é historiador e levantou a árvore genealógica da família Bastos, e por isso eu sei que nós viemos de Penacova, Portugal. Meu bisavô, de lá, veio pra Alfenas, Minas Gerais; e de Minas, veio pra Bauru. Então eu sou a quarta geração de fundadores da cidade, onde nós temos a Catedral do Divino Espírito Santo com aquele marco na frente dela – e foi meu bisavô que fincou a cruz do cristianismo ali. Então, eu tenho orgulho de ser bauruense e de fazer parte dessa história.

Eu ainda tenho muito de Minas, sabe? De mineiro, de fogão a lenha aceso o dia todo, com o bule de café, bolo. Eu nasci ali pra cima da Nações Unidas, onde aconteceu a explosão quando o presidente Geisel veio pra Bauru. Morava na Caiapós com a Ezequiel Ramos, e ali é carinhosamente chamado de Vila Antártica, por causa da cervejaria da Antártica. Na época, o rio Bauru era céu aberto ali, no começo do portão do estádio da Antártica. E tinha umas muretas altas nas margens, mas era a céu aberto. Depois, ele voltava a ser rio normal, no trilho do trem.

E eu estudei ali na Escola Paroquial Padre João, que depois virou Colégio La Salle, onde eu me formei em Química. Eu passava ali a pé, beirando o rio, pra tacar pedra, pra colocar moeda no vão da linha do trem - com o calor, o trilho expandia e entortava a moeda. Ali, do lado esquerdo, tinha como se fosse um CEAGESP, só que com chão batido, com aqueles portões grandes de madeira, aqueles caminhões Fenemê, Mercedes, descendo fruta e verdura. Isso fez parte da minha infância, eu vi...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de Bauru 2020-2021

Entrevista de Moisés Bastos

Entrevistado por Cláudia Leonor Oliveira e Luís Paulo Domingues

Bauru, 18 de fevereiro de 2021

Entrevista MC_HV013

Transcrito por Selma Paiva

P1 - ‘Seu’ Moisés, pra começar, eu gostaria que o senhor dissesse seu nome completo, a data de nascimento e o local que o senhor nasceu.

R1 – Bom dia! Moisés Bastos, 4 de agosto de 1964. Eu sou de agosto, o aniversário de Bauru é dia primeiro e eu nasci dia 4 de agosto de 1964, 56 anos e bauruense da gema.

P1 – Sei. E qual é o nome do seu pai e da sua mãe?

R1 – Meu pai é Moisés Terra Bastos e minha mãe Eunice Siqueira Bueno Bastos.

P1 – Legal. E os seus avós, o senhor os conheceu eles? Lembra deles, assim, o nome?

R1 – Conheci. Os avós por parte do meu pai é o João Fernandes Terra Bastos e minha vó é Maria Alice Terra Bastos. E por parte da minha mãe eu conheci a minha ‘vodrasta’, como diz, né? Gabriela, que a minha vó legítima faleceu muito jovem, acho que com vinte e poucos anos. E meu avô, Lázaro Pereira Bueno.

P1 – Legal. O senhor tem irmãos?

R1 – Tenho. Eu tenho três irmãs. Eu sou a ‘raspa do tacho’, como dizia antigamente, eu sou o caçula. Graças a Deus todas vivas, tá? Cada uma atua numa área: uma é professora, a outra é do lar e a outra também é do lar. Então, a gente tem muito vínculo, sabe? Conversa bastante. Eu tenho minha mamãe viva, a Dona Eunice - meu papai já se foi - com noventa anos de idade, está firme e forte.

P1 – Ai, que bom! E, só pra deixar registrado, o nome das suas três irmãs.

P1 – É Maria do Carmo, Maria José e Fátima.

P1 – Legal. E o senhor estava falando lá da sua origem portuguesa, né?

R1 – Perfeito.

P1 – O que o senhor sabe da origem da sua família? Como eles vieram de Portugal pra cá? Pra onde que eles vieram, antes de vir pra Bauru? O senhor tem essas informações?

R1 – Tenho, porque eu tenho um parente, que é o...

Continuar leitura

Título: A feira da minha vida

Local de produção: Brasil / Bauru

Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Moises Bastos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios