Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Aldemiro José Alves
Por: Museu da Pessoa,

A famosa loja Kuekão Jeans

Esta história contém:

A famosa loja Kuekão Jeans

Vídeo

Meu nome é Aldemiro José Alves. Eu nasci em 13 de maio de 1945, na cidade de Avaí. Meu pai é José Rosendo Alves, e minha mãe, Idalina Espirandeli Alves. Minha mãe era dona de casa, e meu pai trabalhava na ferrovia da Noroeste. Eu vim pra Bauru em 1959, e antes disso nós morávamos no Horto Florestal de Araribá, que pertence à ferrovia. Lá tinha plantação de eucalipto, que abastecia as máquinas, a locomotiva a vapor. A vida lá era muito boa, porque naquele tempo não tinha internet, não tinha televisão, não tinha nada, era só rádio. Nós íamos para a escola de manhã, e de tarde jogávamos futebol, ou então íamos para a beira do rio para nadar.

A gente viajava para Bauru direto de trem. Nos tempos que comecei a estudar em Bauru, depois comecei a trabalhar, todo final de semana que ia para a casa do meu pai também ia de trem. Era uma viagem muito gostosa.

Naquele tempo, eram o pais que procuravam emprego para os filhos. Não tinha curriculum, não tinha nada. Meu pai chegou em uma loja e falou: “Olha, estou precisando pôr meu filho para trabalhar”. Aí o cara se interessou e acabou me chamando para trabalhar nessa loja, a Casa do Linho Puro - isso em 1959. Lá eu trabalhei uns oito anos, era na Batista de Carvalho. Comecei ali como office boy, passei para vendedor, passei para subgerente. Depois eu mudei para outra empresa, a Josilmar, e daquela loja eu fui para o Supermercado Matarazzo, que naquele tempo vendia tecidos. E de lá eu fui para a Casas Feltrin. Sempre trabalhei com tecidos e confecções. E então, quando eu estava na Casas Feltrin, nós abrimos a primeira loja - eu e meu irmão de sócio.

Meu irmão comprou uma loja que se chamava Top Five em 1976. Ele falou: “Estou comprando uma loja que está praticamente quebrada e confio em você, na sua parte de venda”. Porque eu sempre fui um bom vendedor. Nós pegamos a loja, e em um ano e meio, dois anos, pagamos todas as...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de Bauru 2020-2021 - Módulo Bauru

Entrevista de Aldemiro José Alves

Entrevistado por Luís Paulo Domingues e Guilherme Dias Foganholo

Bauru, 29 de janeiro de 2021

Entrevista MC_HV015

Transcrito por Selma Paiva

P1 – Olá, senhor Aldemiro! Para começar, eu gostaria que o senhor falasse seu nome completo, a data de nascimento e o local que o senhor nasceu.

R1 – Meu nome é Aldemiro José Alves, nasci em 13 de maio de 1945, na cidade de Avaí.

P1 – E qual o nome do seu pai e da sua mãe?

R1 – Meu pai é José Rosendo Alves e minha mãe IdalinaEspirandeli Alves.

P1 – O senhor conheceu os seus avós, a história deles? Se puder falar o nome deles também.

R1 – Olha, eu cheguei a conhecer, mas assim já, muito pouco tempo os conheci. Hermenegildo Rodrigues, meu avô, certo? E minha avó Maria Romero, certo?

P1 – Legal, do outro lado o senhor não lembra?

R1 – Do outro lado não, minha mãe era adotiva, certo e não... meu pai eu não conheci, que veio do nordeste lá, certo e veio sozinho para cá e nunca tive, assim, contato com nenhum parente.

P1 – Então, a família do senhor veio do nordeste para morar em Avaí, na região ali de Avaí?

R1 – Isso, Avaí.

P1 – E eles foram trabalhar com o que lá?

R1 – Meu pai trabalhava na ferrovia naquele tempo, na Noroeste, em 1962, 1963, 1964, certo? Eu vim pra Bauru em 1959.

P1 – Entendi e o senhor tem irmãos?

R1 – Tenho dez irmãos.

P1 – Dez irmãos? Olha!

R1 – Isso.

P1 – E na época que o senhor era criança, lá em Avaí, o queo senhor lembra lá da cidadezinha? O senhor morava na zona rural ou na zona urbana?

R1 – Nós morávamos no Horto Florestal de Araribá, que pertence a ferrovia, certo? Lá tinha plantação de eucalipto onde abastecia as máquinas, a locomotiva, que era a vapor. Então, nós morávamos lá e pertencia a Avaí.

P1 – Interessante. E quando o senhor era criança, como é que era a vida lá, no Horto Florestal? O que o senhor...

Continuar leitura

Título: A famosa loja Kuekão Jeans

Local de produção: Brasil / Bauru

Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Aldemiro José Alves

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios