Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Artur Souza Viera
Por: Escola Pantaleão Thomaz, 24 de novembro de 2018

A Cicatriz

Esta história contém:

A Cicatriz

Vídeo

Seu Artur, na infância, trabalhava na lavoura com seu pai. Um dia, com oito anos de idade, ele foi ao alto da coxilha para pegar butiá com sua irmã mais velha, ao voltarem estava carregando uma foice e sua irmã pediu para ele não arrastar no chão, pois iria tirar todo o seu fio, então colocou em seu ombro e sem querer deixou a lâmina virada para rosto que acabou escorregando e fazendo um grande corte, sangrou muito, mas como naquela época era tudo muito caro ele tratou com remédios caseiros e banha de porco, ficando com uma cicatriz em seu rosto. Ele gostava de brincar de bolita, bodoque, pescar e andar a cavalo, sendo que um dia ele caiu, mas nem ligava para as quedas, pois estava acostumado. Na época da adolescência foi em um bar, e em determinado momento o dono do lugar queria fechar, mas alguns homens não queriam sair, então ele pediu se teria fogos de artifício para simularem uns tiros, assim eles saíram correndo e o senhor fechou o estabelecimento. Certa vez seu pai o deixou ir a um baile, ele tinha 16 anos, foi quando conheceu Cecilia. Naquela época teria que enfrentar o pai da moça para pedi-la em namoro, logo após o pedido contou que iria servir o exército. Com 18 anos foi prestar serviço militar em Santana do Livramento e tem boas recordações desta época. Em uma oportunidade foi levar suas roupas para lavar e o senhor quis bater nele, pois pensou que ele estava cortejando sua filha que lavava as roupas dos militares, a moça explicou que não era ele quem a estava cortejando, era outro soldado. Também no exército, em um treinamento, um sargento lhe pediu água, mas Artur não tinha, então disse ter somente pinga, o sargento se animou e aceitou. Depois que prestou serviço militar voltou para se casar, naquela época os convidados se deslocavam até a festa de caminhão, o casamento aconteceu na casa de sua noiva e o escrivão foi até a propriedade. Com Cecília teve cinco filhos, sendo que um deles era adotivo, ela era...

Continuar leitura
Palavras-chave: foice, quartel, cicatriz, coxilha-rs
Fechar

Senhor Arthur

Dados da imagem Senhor Arthur

Imagem de:
Artur Souza Viera

História:
A Cicatriz

Tipo:
Fotografia

Foice - o instrumento com o qual o senhor Arthur se cortou

Dados da imagem Foice - o instrumento com o qual o senhor Arthur se cortou

Imagem de:
Artur Souza Viera

História:
A Cicatriz

Tipo:
Fotografia

Senhor Arthur

Dados da imagem Senhor Arthur

Imagem de:
Artur Souza Viera

História:
A Cicatriz

Tipo:
Fotografia

Momento da entrevista

Dados da imagem Momento da entrevista

Imagem de:
Artur Souza Viera

História:
A Cicatriz

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.