Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Octavio de Oliveira
Por: Museu da Pessoa, 15 de outubro de 1992

A carta de despedida

Esta história contém:

A carta de despedida

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Memória Oral do Idoso

Depoimento de Octavio de Oliveira

Entrevistado por Antônia

São Paulo, 15 de outubro de 1992

Realização Museu da Pessoa

Entrevista MOI_HV027

Transcrito por: Fernanda Regina

P/1 - Senhor Octavio, primeiro queria que você se apresentasse, falasse o seu nome, o nome dos seus pais, quando o senhor nasceu, onde nasceu...

R - Identificação completa.

P/1 - É.

R - Bem, eu sou Octavio de Oliveira, filho de Benedito de Oliveira e Roquélia Gonçalves. Nascido em Botucatu, em 1 de maio de 1914.

P/1 - Agora queria que o senhor começasse contando sobre a sua infância. Como é que foi? Onde você estudou?

R - Deixei Botucatu há uns 8 anos quando já me encontrava no segundo ano da escola primária. Segui meus pais até Santo Anastácio, região inóspita ainda naquela época, em 1922 pra 1923. E de lá voltamos, fixamos residência em Laranjal, também por um curto espaço de tempo. Tive oportunidade de cursar o terceiro ano em Laranjal. De Laranjal partimos para Sorocaba no ano seguinte, e de Sorocaba eu vim sozinho para casa dos meus tios no ano de 1926, onde entrei na escola completando 4 anos e após o 4º ano na mesma escola, onde funcionava a escola de comércio, eu fiz o ginásio e consequentemente mais três anos de escola e Comércio. Entrei na Estrada de Ferro Sorocabana em 27 de agosto de 1927. Aproveitava o tempo da noite estudando e de dia trabalhando. E aí fiquei na região da Estrada de Ferro Sorocabana até 1968, quando me aposentei. Porém, no espaço de 1927 a 1968 eu passei por diversos cargos. Primeiro nas oficinas de Sorocaba, aprendiz de torneiro e naturalmente outras máquinas operatrizes. Mas como meu pai já era maquinista, a minha aptidão mesmo era ser maquinista. E em 1930, eu passei para o serviço de máquina, onde fiquei até o ano de 1968, fazendo os cursos necessários, subindo de cargo até o ápice da carreira, que é inspetor de condução, onde me aposentei. Hoje, faz 24 anos [que sou] aposentado,...

Continuar leitura

Título: A carta de despedida

Data: 15 de outubro de 1992

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Octavio de Oliveira
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios