A alegria em 36 cores e no amor dos alunos.
Quando tia Telma era criança, a televisão era em preto e branco, com vários desenhos animados: Bob Pai, Bob Filho; Babalu; Pepe Legal; Dom Pixote. Morava numa casa com um quintal muito grande, andava de bicicleta em volta da casa e tinha uma cachorrinha, a Lady. Sempre gostou de arroz e feijão, diz que o resto é lucro. Na infância, também brincava com os irmãos gêmeos, um menino e uma menina, e tinha muitos amigos. Falava tudo para os pais, eles não eram rígidos, só exigiam educação. Teve a mesma turma na escola até a 8° série, que hoje é o 9° ano. Não tinha mochila, levava uma mala. Sua matéria preferida era matemática.
Ela lembra com muito carinho do presente que ganhou quando passou para o 2o ano: lápis de cor com 36 cores da Faber Castell. Quando se formou no ginásio, ganhou um gravador de fita-cassete. Conta também que não existia isso de moda. Usava sempre uma saia, uma calça, uma blusinha... Nessa época de adolescência, ia ao cinema para se divertir. Também praticava vôlei de praia.
Conquistou o primeiro emprego aos 18 anos em uma seguradora. Fez curso para ser professora e estudou contabilidade. Mais tarde, fez concurso para ser inspetora de alunos e foi aprovada. Gosta muito desse trabalho e já está há 11 anos na escola. Ela é séria no trabalho, mas ama as crianças. Já praticou dança de salão e, hoje, faz crochê e tricô no tempo livre. Telma Caum Mendes é divorciada e mãe. Seu único filho é músico e faixa preta de judô, 2° DAN. é inspetora na Unidade Municipal de Ensino Bernardo José Maria de Lorena.