Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Eduardo Menfer
Por: Eduardo Menfer, 5 de junho de 2024

22/11/1963 UM DIA INESQUECÍVEL

Esta história contém:

22/11/1963 UM DIA INESQUECÍVEL

A rádio Bandeirantes de São Paulo em novembro de 1963 mantinha no ar um programa chamado “Vitrola Mágica” comandado pelo radialista de enorme popularidade, Enzo de Almeida Passos.

O rádio naquela época, apesar da televisão, monopolizava os meios de comunicação no Brasil e mantinha uma audiência enorme.

O programa consistia em um trailer que semanalmente estacionava em um bairro da cidade contendo uma vitrola daquelas automáticas que assistimos em filmes americanos, e do local Enzo apresentava o programa com presenças diárias de vários artistas famosos da época. Apresentava o artista e simulava apertar um botão da máquina selecionando a música, e a central da rádio colocava no ar.

Naquela semana o trailer ficou estacionado no bairro da Aclimação (cidade de São Paulo), onde eu morava (na esquina da Rua Coronel Diogo com a Av. Lins de Vasconcelos, em um campinho de futebol que existia na época ao lado da Caixa da Água), bem próximo a minha casa.

Foi uma semana agitada para todos do bairro, a cada dia tínhamos a oportunidade de conhecer bem de perto os famosos cantores do rádio e da televisão.

Artistas consagrados naquele tempo como Morgana (que residia na época na Aclimação), Marta Mendonça, Carlos Gonzaga, Miltinho, Altemar Dutra, Nilo Amaro e seus Cantores de Ébano, Demônios da Garoa, e tantos outros, e também artistas que estavam iniciando suas carreiras e que depois se tornariam grande sucesso da música popular brasileira como Jair Rodrigues, Elis Regina, Wilson Simonal, Rosemary entre outros.

Na tarde de 22 de novembro, logo após o almoço, me desloquei para o local para assistir o programa e ver os artistas.

Quando me aproximei do trailer percebi a presença de um rapaz sentado de óculos escuros, camisa branca e calça jeans desbotada, cabelo estilo dos Beatles que estavam começando a fazer sucesso internacional. Sua aparência era diferente dos outros artistas que normalmente se...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.