Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Cláudio Pincinato
Por: Museu da Pessoa,

''Ser humano não era número e nem parafuso, pra ser trocado pura e simplesmente''

Esta história contém:

Palavras-chave: brás, avon, química, instituto avon

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Memória Avon

Depoimento de Cláudio Pincinato

Entrevistado por Luane Guarnieri e Laudicéia Benedito

São Paulo, 11/06/2008

Realização Instituto Museu da Pessoa.net

Entrevista nº AVON_HV_12

Transcrito por Luísa Lima

P/1 – Boa tarde.

R – Boa tarde.

P/1 – Eu gostaria que o senhor começasse dizendo o seu nome completo, local e data de nascimento.

R – Eu sou Cláudio Pincinato, nascido em Jundiaí a 12 de setembro de 1935.

P/1 – E qual a sua atividade atual?

R – Atualmente, eu, aposentado, mas continuo exercendo uma atividade profissional, numa empresa que produz equipamentos para laboratório, de propriedade de meu sobrinho. E estou prestando serviço a ele da mesma forma que eu prestava a Avon, dentro da mesma área de atuação. Com uma pequena diferença: durante todos esses 26, 27 anos de empresa, nós aprendemos muito. E hoje eu estou devolvendo pro mercado, na pessoa do meu sobrinho, a empresa que ele tem, esse conhecimento maravilhoso que a Avon me deu.

P/1 – E qual o nome dos seus pais?

R – Domingos Pincinato.

P/1 – E da sua mãe?

R – A mamãe, Francisca (Morila?) Pincinato.

P/1 – E qual atividade profissional que eles tinham?

R – O papai era agricultor, trabalhava num sítio em Jundiaí, de propriedade do vovô. Eles produziam uvas e produziam figos. Da uva, inclusive, ele transformava em vinho. E eu tive o prazer de, num momento qualquer da minha vida, pisar nas uvas pra transformar no suco que depois se transformava em vinho. Ainda era o processo rudimentar que o vovô utilizava, a essa altura o vovô já não era mais vivo, isso foi na fazen... na, no sítio, que ficou com o irmão mais velho, Antônio Pincinato. E figo ele vendia no mercado. Mamãe nasceu no Brás, na Rua Carneiro Leão e a mamãe era, como era comum no passado, preparada pra ser amanhã ou depois uma esposa e dona-de-casa.

P/1 – E qual a origem da sua família?

R – Família? Do lado do papai, Itália e do lado da mamãe, Espanha. Então,...

Continuar leitura

Título: ''Ser humano não era número e nem parafuso, pra ser trocado pura e simplesmente''

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Cláudio Pincinato

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios