Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Nancy Fiorini Marçal
Por: Museu da Pessoa, 7 de agosto de 2014

"Se te derem um limão, faça uma limonada"

Esta história contém:

"Se te derem um limão, faça uma limonada"

Vídeo

O meu nome é Nanci Fiorini Marçal, eu tenho 31 anos. Nasci em 14 de março de 1983. No Hospital Modelo, em São Paulo. Meus pais já são falecidos, os dois. Meu pai era do Rio de Janeiro, de Nova Friburgo, a minha mãe era daqui de São Paulo mesmo. Os meus avós, eu os conheci, assim, aposentados já em casa. Mas o meu avô, eu sei que ele já tinha sido lixeiro, mas eu não sei dizer assim, te explicar o que ele fazia. Uma vez comentou comigo que ele já havia sido lixeiro, que eu vi uma matéria na TV falando sobre lixeiro porque na reportagem eles falavam que eles eram mal tratados e, eu acordei de manhã um dia e comentei com a minha tia. Ela falou uma vez: “Seu avô foi lixeiro”, mas foi só isso, foi um comentário.

A minha mãe faleceu quando eu tinha oito anos e o meu pai, foi mais ou menos com a mesma idade, oito para nove anos. O meu pai trabalhava numa fábrica de copo e a minha mãe era copeira na Phillips. Meu pai se separou da minha mãe logo que eu nasci. Tive contato com ele, mas era semanal não, era quinzenal. Nós somos quatro filhos. Eu tenho uma irmã mais nova. E dois mais velhos já casados, já sou tia. Ela só mudou de casa, porque ela morava no Itaim e veio morar para aqui, na zona leste, na Ponte Rasa.

Na casa era um quarto e a gente dormia todo mundo junto. Era um quarto com três camas. A minha mãe, nessa época, ela já não trabalhava mais, ela ficou doente. Quando eu nasci, ela já não podia ter filhos, ela já tinha tido um infarto. Então, ela já não podia ter mais filhos e ela já estava doente, já dependia muito da gente pra fazer as coisas. Mas enquanto não era doente, ela sempre lutou muito, batalhou muito, porque ela criou a gente sozinha, longe do meu pai. Ela tinha uma aposentadoria. Porque a firma era boa, na época, então não deixou desamparada, deixou com aposentadoria, todo final de ano a gente ganhava brinquedo dessa firma, várias bonecas legais.

Eu conheci o meu pai, mas depois que eu nasci,...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Nanci, você pode falar o seu nome completo?

R – O meu nome é Nanci Fiorini Marçal, eu tenho 31 anos.

P/1 – Você nasceu em que data?

R – Catorze de março de 1983.

P/1 – Em que lugar?

R – No Hospital Modelo.

P/1 – Aqui em São Paulo?

R – Isso.

P/1 – Nanci, seus pais são de São Paulo?

R – Meus pais eram sim, mas eles já são falecidos, os dois.

P/1 – De onde que era o seu pai?

R – Meu pai era do Rio de Janeiro, de Nova Friburgo, a minha mãe era daqui de São Paulo mesmo.

P/1 – E seus avós também são do Rio de Janeiro? Os pais do seu pai?

R – Eram, eram sim.

P/1 – Você conheceu?

R – Não. Não, quando eu nasci, eles já tinham falecido.

P/1 – E a sua mãe, os pais da sua mãe são de São Paulo?

R – Eram. Eram também, já são falecidos. Mas eles, eu conheci.

P/1 – O que eles faziam?

R – O meu avô… eu os conheci, assim, aposentados já em casa. Mas o meu avô, eu sei que ele já tinha sido lixeiro, mas eu não sei dizer assim, te explicar o que ele fazia.

P/1 – Mas ele contava história da época que ele era lixeiro? Seu pai e sua mãe contavam?

R – Não, eu não lembro. Eu era muito pequena. A minha tia que de vez em quando conta.

P/1 – Que história que ela conta?

R – Uma vez comentou comigo que ele já havia sido lixeiro, que eu vi uma matéria na TV falando sobre lixeiro, e eu falei: “Nossa…”, porque na reportagem falava, eles falavam que eles eram mal tratados e aí, eu acordei de manhã um dia e comentei com a minha tia. Aí ela falou uma vez: “Seu avô foi lixeiro”, mas foi só isso, foi um comentário.

P/1 – E você sabe como o seu pai e a sua mãe se conheceram?

R – Não, não sei.

P/1 – Quantos anos você tinha quando eles morreram?

R – A minha mãe faleceu eu tinha oito anos e o meu pai, foi mais ou menos com a mesma idade, oito para nove anos.

P/1 – O que o seu pai fazia?

R – O meu pai trabalhava numa fábrica de copo e a minha mãe...

Continuar leitura

Título: "Se te derem um limão, faça uma limonada"

Data: 7 de agosto de 2014

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Nancy Fiorini Marçal

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios