A infância na casa de parentes em Santa Bárbara. O episódio da brincadeira com a vaca. A ida para São Paulo e a época na Febem. Trabalho como babá aos nove anos. A volta para Bahia e o único contato com o pai. O retorno para São Paulo. A perda da guarda da filha mais velha. A esperança com a gravidez de Elitom e as complicações no parto. Época morando na rua com os filhos e o marido. O início do trabalho como carroceira e o preconceito que ela e os filhos sofreram pela atividade. A hostilidade e as invasões da prefeitura e da vizinhança da Vila Nova Conceição na sua casa e trabalho. Seu dia-a-dia de trabalho em colaboração com o SP Favela. Os aprendizados após entrar para a cooperativa. As transformações na reciclagem nos últimos anos. Dificuldades e aprendizados da reciclagem e a falta de conscientização da população. O trauma dos filhos com o preconceito que sofrem. Seus sonhos e suas memórias como um desabafo.

Entrevista de Elismaura Pereira dos Santos Entrevistada por Luiza Gallo São Paulo, 05/11/2021 Projeto: Reciclagem: Cadeia Produtiva - Tetra Pak Realizado por Museu da Pessoa Entrevista n.º: PCSH_HV1141 Transcrita por Selma Paiva Revisado por Bruna Oliveira P/1 – Então, pra começar, eu queria...Continuar leitura

Título: “Só porque eu moro num bairro nobre, eu não posso reciclar?”

Data: 05/11/2021

Local de produção: Brasil / São Paulo

Revisor: Bruna Ghirardello de Oliveira Transcritor: Selma Paiva Entrevistador: Luiza Gallo Favareto Personagem: Elismaura Pereira dos Santos Autor: Museu da Pessoa