Nas tradições ancestrais, a madeira é considerada como o elo entre a humanidade e a natureza.
Dos templos orientais às aldeias indígenas, as fibras das árvores e as mulheres de fibra guardam segredos antigos e promessas de novos inícios. São portais para o sagrado, símbolos de força, sabedoria e resiliência.
Essas mulheres, assim como as madeiras nas quais trabalham, representam a continuidade da vida e a renovação do espírito humano.
*
Alice Dolfini é uma mulher trans, nascida e criada em Caraguatatuba e tem 02 filhos. Ela nos contou que já trabalhou com muitas coisas durante suas diferentes etapas de vida. Mas o processo de transição impactou em muitas dinâmicas de sua vida, inclusive sociais e de trabalho.
A marcenaria, de alguma forma, sempre esteve presente em sua vida, e as dificuldades impostas diante de suas novas identidades e objetivos de vida, levaram Alice a se reinventar e se aproximar ainda mais dessa arte e trabalho.
Conhecer, conversar e registrar Alice em seu espaço foi muito bonito e emocionante.
As fotos foram realizadas em sua oficina, junto a todas as ferramentas, materiais e seus pets do coração. Seu espaço e seu carinho nos acolheu de forma muito amável.
A oficina tem alguns pontos de entrada de luz natural da tarde, que trouxeram poesia ao ambiente.
Seu vestido amarelo e estampas geométricas coloridas, combinavam com as tatuagens estampadas pelo corpo e o sorriso sempre estampado no rosto.
Alice mostrou seu trabalho com muito orgulho, diversas peças incríveis que misturam cores e cheiros de madeiras diferentes.
Alice é uma mulher doce, ao mesmo tempo que sua força é notável.
Apesar das dificuldades que vivenciou e ainda vivencia nos contou sua trajetória, nos mostrou sua força e nos deixou emocionadas com tantas histórias de doçura.
Alice é uma mulher e trabalhadora incrível. Tivemos a honra de conhece-la. Agora você tem também ;)