Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 15 de abril de 2021

Çikolata! Resista se puder!

Esta história contém:

Çikolata! Resista se puder!

Vídeo

O meu nome é Letícia Carvalho Botelho. Eu nasci dia 5 de janeiro de 1995, aqui em Ribeirão Preto. Renata Beatriz Carvalho Botelho é minha mãe, e Antônio Botelho Martins Neto é meu pai.

Aqui em Ribeirão, eu brincava muito no meu prédio mesmo, porque tinha aquela área embaixo, então todos os vizinhos se reuniam. A gente ia muito na locadora que tinha na esquina do meu prédio também, aí ficava horas escolhendo um filme, (risos) fazia muito isso. Além disso, eu ia muito no clube, a Recreativa, que é mais ou menos perto. A partir de uma época já dava pra eu ir a pé, sozinha. Então a gente frequentou muito o clube. Eu estudava ali no Marista, até a quinta série. Estudava de manhã, e meus pais levavam a minha irmã e eu. A minha avó mora ali pertinho do Marista, a uns dois quarteirões, e eu ia sempre a pé ali pra minha vó, almoçar lá.

Eu tive muita dificuldade pra escolher um curso pra fazer, uma faculdade - eu estava meio perdida. Eu gostava muito de coisas que tinham a ver com criatividade, tinha pensado em Publicidade e Propaganda. Eu cheguei até a fazer estágio numa agência de Marketing, mas depois eu fiquei meio perdida. Aí o meu pai, que é engenheiro, falou: “Eu acho que você vai se dar bem com Arquitetura, porque você é criativa, você gosta de criar coisas”. E eu fui fazer o curso, só que eu sempre tinha pensado nessa ideia de ter alguma coisa minha. Mas eu também não sabia... “o que eu vou ter?” Não tinha nada que eu gostasse tanto assim.

Mas a gente começou a fazer os doces enquanto eu ainda estava na faculdade, no quarto ano. Quando a gente começou, foi uma questão financeira, mais ou menos. O meu pai estava começando uma crise, estava meio ruim de serviço. Ai ele falou: “Olha, nós vamos precisar fazer alguma coisa. O que vocês querem fazer?” E a minha irmã gosta muito de doce, sempre gostou. E aí foi a primeira coisa que ela falou:...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

MCHV_054_LETICIA CARVALHO BOTELHO

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto 2020 e 2021

Entrevista História de Vida HV_054

Letícia Carvalho Botelho - Çikolata Confeitaria

Ribeirão Preto, 15 de abril de 2021.

Entrevistada por Luís Paulo Domingues e Guilherme Fogagnolo

Transcrita por Selma Paiva

P1- Letícia, então, pra começar, eu que você falasse o seu nome completo, a data de nascimento e o local que você nasceu.

R1- O meu nome é Letícia Carvalho Botelho. Eu nasci dia cinco de janeiro de 1995, aqui em Ribeirão Preto.

P1- Legal. E qual é o nome do seu pai e da sua mãe?

R- Renata Beatriz Carvalho Botelho. E Antonio Botelho Martins Neto.

P1- E os seus avós? Tem contato com eles? Conhece os seus avós?

R- Sim. Por parte de pai é o João Botelho Gimenes e a Marina Barquete Botelho. E por parte de mãe é a Vera Silva Carvalho e o Rubens Carvalho.

P1- Sim. E todo mundo já é de Ribeirão Preto? Ou alguém veio de fora?

R- Minha avó materna é de Brodowski. Paterna é de Brodowski. Desculpa. E eu acho que o restante nasceu aqui em Ribeirão. Porque a minha avó materna morava em Jales, mas eu acredito que ela nasceu aqui.

P1- Sim. E qual é a profissão do seu pai e da sua mãe? O que eles fazem?

R- O meu pai é engenheiro civil. E a minha mãe é administradora.

P1- Que legal. E você sabe como o seu pai e a sua mãe se conheceram?

R- Foi na faculdade. Eles estudavam aqui no Moura Lacerda. E a minha mãe começou a fazer Engenharia. E aí eles se conheceram no curso. Mas aí a minha mãe desistiu e foi, fez Administração. E o meu pai, depois, fez Administração também.

P1- Está certo. A sua família não tem descendência de algum país, assim? Origem portuguesa? Botelho, pode ser italiano ou português, né, Botelho?

R- É italiano o Botelho. Mas a gente tem descendência sírio-libanesa e turca.

P1- Ah, sim. Na sua família, você tinha alguma tradição, assim, de culinária, música árabe ou senão alguma coisa assim,...

Continuar leitura

Título: Çikolata! Resista se puder!

Data: 15 de abril de 2021

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto

Entrevistador: Guilherme Dias Foganholo
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios