Família e ancestralidade. Avó paterna e seus conhecimentos. Histórias da avó materna. Casamento dos pais. Dinâmica familiar nas casas da família. Recordações da escola e mudança de comportamento ao repetir. Chamado espiritual e escolha profissional. Adolescência rebelde. Voluntariado no CVV [Centro de Valorização da Vida]. Recordações do curso de Serviço Social na PUC-SP. Estágio e trabalho na Penitenciária Feminina - Carandiru. Trabalho como palhaça. Terreiro de umbanda. Primeira incorporação. Trabalho com programas de televisão. Curso de especialização em psicodrama e o seu processo de cura. História do nascimento do Instituto de Políticas Relacionais e do Banho Pra Geral. Carreta do Banho Pra Geral. Pandemia. Centro de Acolhida Barra Funda II, também conhecido como Boracéia. Projetos: Vela Social e Rádio da Rua. Mãe de Santo, terreiro, benção da rua e das águas com a população em situação de rua. Relação com sua parceira Rute. Falecimento de sua mãe. Importância da escuta.

imagens (14)

Foto de infância

Ação de Natal

Irmãos

Sobrinhos

Amor seguro

Celebrações

Corajosos

Encontro transformador e amoroso

Realização

Bênção das águas

Brincar é coisa séria

Sociedade de alma

Fátima presente

Torcedora

Foto de infância

Vanessa nasceu com o cabelo liso e com cara de “me pega no colo” e, ao mesmo tempo, de brava. Diz que é assim até hoje, mas com o cabelo enrolado. Nesta foto ela está parecida com a sua mãe.

Ação de Natal

Nesta foto o pai de Vanessa estava vestido de papai noel no Banco Nacional, que ela sempre ia nas férias para dar sossego à sua mãe. Ela e seu pai fizeram uma ação de entregar kits de Natal. Ela diz que aprendeu em casa a olhar para o outro.

Irmãos

Nesta foto Vanessa está acompanhada dos seus irmãos, Marcus e Juninho. Ela já quis matar os dois, mas hoje caminham nessa vida juntos com alegria e amor.

Sobrinhos

Vanessa está acompanhada de seus sobrinhos, que ama muito. Só faltou Miguel que ainda não havia chegado ao mundo.

Amor seguro

Vanessa está acompanhada de Ruth, sua parceira de vida, de 21 anos. Ela mostrou a possibilidade de estar junto sem medo de perder. Sua vida com ela tem mais sossego.

Celebrações

Vanessa ama celebrar relações através da umbanda e dos orixás. Ama saber que pode ser a ponte deste momento de juntar corações.

Corajosos

Vanessa e o Padre Julio Lancellotti. Ela diz que ele a inspira desde os seus 15 anos. Usa sua voz no megafone nas ações do Banho Pra Geral para lembrar a voz dele que chega no necessário. Ele a ensina a ter coragem.

Encontro transformador e amoroso

Vanessa e Cândido. Ele está numa trajetória de vivência na rua e ela o conhece há mais de 7 anos. Ele é o seu professor. O que ele fala é mensagem para Vanessa seguir nessa luta.

Realização

Vanessa no Banho Pra Geral, um coletivo de gente inquieta que oferece um banho de auto-estima para as pessoas que vivem em situação de calçada.

crédito: Acervo pessol

Bênção das águas

Vanessa fazendo uma reza interreligiosa com vários representantes de religiões na praça Santo Amaro.

Brincar é coisa séria

Vanessa comprou o seu fusca, seu primeiro carro, fazendo palhaçadas em festas infantis. Ela junto de alguns amigos da escola criaram a Maria Mole Produções Artísticas. Lá ela aprendeu que brincar e ser feliz é coisa séria.

Sociedade de alma

Vanessa e Dani Greeb, sua sócia que conheceu na faculdade. Esta foi a primeira pessoa com quem ela falou no curso de Serviço Social na PUC-SP e hoje elas construíram tantas coisas juntas, uma delas é fazer velas. Iluminar é preciso.

Fátima presente

Vanessa e sua mãe, Fátima, que aprenderam a ser mulheres amigas. Fátima fez sua passagem próximo de Vanessa, que estava perto como filha e sacerdotisa. Vanessa sente muitas saudades de dividir o cotidiano com sua mãe, de sua gargalhada, do otimismo sem igual.

Torcedora

Vanessa torce para o Sport de Recife, pois se sentia frustrada já que não torcia para nenhum time. Ao fazer documentários em Pernambuco, ela se apaixonou por este time. Hoje ela é madrinha do consulado dos torcedores do Sport no Rancho Nordestino.

tipo: Fotografia

Entrevista de Vanessa Mary Labigalini Entrevistada por Rosana Miziara São Paulo, 06/10/2023 Projeto: Acolher Histórias Entrevista número: ACOH_HV001 Transcrita por Selma Paiva Revisado por Luiza Gallo P/1 - Vanessa, qual é seu nome completo, local e data de nascimento? R - Eu sou Vanessa Mary ...Continuar leitura

Título: “Eu sou um eterno gerúndio”

Data: 06/10/2023

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Vanessa Mary Labigalini Entrevistador: Luiza Gallo Favareto Transcritor: Selma Paiva Revisor: Luiza Gallo Favareto Vídeomaker: Ana Clara Amato Muner Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.