História do seu nascimento e relação com as águas e rios. História do seu pai, imigrante de Portugal, da Ilha da Madeira. Mãe matriarca. Brincadeiras e recordações da infância. Importância da música em sua vida. Falecimento do pai, mudança de comportamento na escola e interesse por livros que ampliaram sua visão de mundo. Participação em movimentos de moradia. Trajetória de formação acadêmica: desenho de projetos mecânicos na ETEC e Educação Física. Trajetória profissional em diferentes áreas, como: educador físico, movimento cultural, projetos de audiovisual, monitor de escola, educador cultural. Interesse pelo pensamento e metodologia do Paulo Freire. Aproximação com situações de abandono e extrema vulnerabilidade. Trabalho na cracolândia. Pesquisa sobre álcool, implementação de núcleos poliesportivos e acesso à saúde. Relação, encontro e troca com as pessoas que vivem em situação de rua. Crítica a sociedade que abandona e controla os corpos. Luta por dignidade às pessoas de extrema vulnerabilidade. Estigmas sociais e culturais. Sonhos. Lutas políticas. Espaço Quilombo Quebrada. Valorização da história oral e dos antepassados.

Entrevista de Adriano dos Santos Abreu Entrevistado por Luiza Gallo São Paulo, 01/02/2024 Projeto: Acolher Histórias Entrevista número: ACOH_HV009 Transcrita por Selma Paiva Revisado por Luiza Gallo P/1 - Adriano, primeiro eu quero te agradecer demais por estar aqui com a gente e topar contar um...Continuar leitura

Título: “A gente carrega a história de outras pessoas”

Data: 01/02/2024

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo