Infância e o apreço pela família. A mudança para Campo Grande. Encantamento e medo da cidade grande. Educação e o período como interna do colégio católico. Diversões da adolescência e a participação na Pastoral da Juventude. Formação no magistério e as outras experiências de trabalho. Interesse pela Teologia da Libertação e a atuação como agente pastoral da diocese. Encontro com seu amor e a mudança para Goiânia. A maternidade e a perda do companheiro. Artesanato e a Economia Solidária. Participação no Fórum e no Conselho de EcoSol. Criação do Centro de Comercialização. As vantagens do trabalho cooperado autogestionado. Futuro da Economia Solidária e seu legado.

imagens (11)

Entrega do Plano Nacional de Economia Solidária

data (ou período): Ano 2015 Imagem de:Tiana Almire de Jesus

VI Intereclesial das CEBs

Tiana com alguns mestres da Teologia da Libertação durante o VI Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), em 1986. O evento aconteceu em Trindade (GO) e teve como tema: Cebs, Povo de Deus em busca da terra prometida. Tiana conta que nessa Intereclesial teve a oportunidade de se encontrar com Leonardo Boff, algo que jamais imaginou.

período: Ano 1986

Família recém-nascida

Tiana com o seu companheiro e a primeira filha, recém-nascida, em 1991.

período: Ano 1991

Retornando ao local de origem

Tiana conta que nessa fotografia estava retornando ao Mato Grosso do Sul com os padrinhos.

período: Ano 1994

Amor eterno

Tiana com seu marido, em 1996.

período: Ano 1996

A maternidade novamente

Tiana com seu terceiro filho, em 1997.

período: Ano 1997

A mãe e os irmãos

Tiana com a mãe, Evarista, e seus quatro irmãos, em 2008. Tiana conta que tem sua mãe como um exemplo de vida e que sempre foi muito próxima dos irmãos e de sua família.

período: Ano 2008

Audiência Pública

Tiana durante uma audiência pública do Encontro Regional de Fundos Solidários no Mato Grosso do Sul, em 2011.

período: Ano 2011
crédito: Wagner Guimarães

Plenária Nacional de Economia Solidária

Tiana ao lado de outros representantes de empreendimentos econômicos solidários na V Plenária Nacional de Economia Solidária, ocorrida no município de Luziânia (GO) em 2012, convocada pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES). A plenária contou com a participação direta de 600 pessoas vindas de todos os estados da federação.

período: Ano 2012

Seminário Nacional de Entidades Parceiras da Economia Solidária

Tiana ao lado do professor Paul Singer, durante o Seminário Nacional de Entidades Parceiras da Economia Solidária, em 2013.

período: Ano 2013

III Conferência Estadual de EcoSol

Tiana e o professor Paul Singer durante a III Conferência Estadual de Economia Solidária do Mato Grosso do Sul. Essa conferência foi importante para as resoluções apresentadas na III Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes) que deu origem ao Plano Nacional de Economia Solidária no mesmo ano.

período: Ano 2014

Entrega do Plano Nacional de Economia Solidária

Tiana em sua fala como conselheira do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, durante a entrega do 1º Plano Nacional de Economia Solidária aos ministros Miguel Rossetto da Secretaria Geral da Presidência da República e Manoel Dias do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2015. O Plano foi desenvolvido e é resultado da 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária realizada de 27 a 30 de novembro de 2014.

período: Ano 2015
tipo: Fotografia

Projeto A Economia Solidária Na Vida Das Pessoas Entrevista de Sebastiana Almire de Jesus Entrevistada por Bruna Oliveira Entrevista concedida via Zoom (São Paulo/Campo Grande), 26/04/2023 Entrevista n.º: IPS_HV003 Realizada por Museu da Pessoa Transcrita por Mônica Alves P/1 – Tiana, pa...Continuar leitura

Título: “A Economia Solidária é um jeito de viver”