Página Inicial | Pessoa
Helvius Vilela
.jpeg)
- gênero: Masculino
- local de nascimento: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
- local de moradia atual: Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte
- profissão: Músico
sobre
Nasceu em 26 de dezembro de 1941, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Filho de Otaviano Borges e de Delci Vilela Borges, aprendeu a tocar piano com sua mãe antes mesmo de ser alfabetizado. Com 15 anos, passou a tocar em bailes, e aos 16, em casa noturnas da capital mineira. Participou de festivais onde já ganhou como melhor composição e melhor música do ano. Participou do conjunto Célio Balona, do grupo Tempo Trio e em um que se apresentava no DCE (Diretório Central Estudantil) da Universidade Federal de Minas Gerais, cujo crooner era Milton Nascimento. Helvius também foi um dos sócios da boate Berimbau no edifício Maletta, local onde Milton Nascimento, Wagner Tiso e Marilton Borges fizeram suas primeiras apresentações com o Evolusamba. Viajou para o México em 1969, com o grupo Vox Populi. E após retornar ao Brasil em 1972, retomou sua atuação como instrumentista e arranjador ao lado de artistas como Elizeth Cardoso, Alceu Valença, Nana Caymmi, Tito Madi, Quarteto em Cy, Paulinho da Viola, Milton Nascimento e Família Caymmi, entre outros. Na década de 1980, atuou ao lado de Nivaldo Ornelas (Free Jazz Festival), Wagner Tiso (Festival de Jazz de Mar del Plata) e Edu Lobo (Free Jazz Festival), entre outros.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
Um autodidata em música
Personagem: Helvius VilelaAutor: Museu da Pessoa

Festival do Instituto de Educação
Sampaio (trombone), Márcio José (cantor), Selma, Vaz (pandeiro) e Helvius Vilela (piano) em apresentação no festival não competitivo do Instituto de Educação.

Viagem ao México
Novelli, João Gilberto, Maurício Maestro, Helvius Vilela no bairro Xochimilco ou “Cidade dos Campos de Flores”.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.