
Ano: 2023
Baixe a publicação – (PDF) 7,0MBNossas roupas são essenciais para dizer quem somos, quem fomos, quem seremos e de onde viemos. Nessa iniciativa, dez pessoas entrevistadas trouxeram histórias de parentes queridos que já passaram e de relações familiares fortalecidas e recriadas por vestimentas: fios e tecidos que amarram o amor e o carinho entre irmãs e irmãos, pais, mães e filhos. Vestindo Memórias revela histórias de reconciliação, alegria, encontros e muita saudade.
O projeto e suas entrevistas podem ser acessados na íntegra através de uma coleção disponível no site do Museu da Pessoa, além de um minidocumentário uniu essas dez histórias sob os temas da vestimenta, memória e legado, e um roteiro educativo. Ele é composto por dois roteiros didáticos, que somam oito atividades. Elas dialogam com as competências da Base Nacional Comum Curricular. Primeiro, porque atentam para competências específicas de Ciências Humanas.
Isso porque as histórias ampliam a voz de grupos minoritários, como aqueles praticantes das religiões de matriz africana e as pessoas trans. Ainda, reconhecem as diferentes maneiras como as tradições são compartilhadas e transformadas no processo de passagem entre as gerações. Além disso, as atividades também dialogam com as competências específicas de Linguagens.
Assim, as propostas deste material convidam à reflexão em dupla perspectiva. Trata-se de olhar para dentro – em um exercício de compreensão sobre si – e para fora – em um exercício de compreensão sobre o outro e sobre o mundo, no passado e no presente. Nesse sentido é que os roteiros dialogam com a construção de projetos de vida, expressão hoje recorrente nas escolas, mas muitas vezes pouco presente nos currículos em razão da falta de materiais adequados e de formação aos docentes que atenda a essa demanda.
A produção deste material educativo foi viabilizada pelo Programa de Apoio à Cultura do Estado de São Paulo (ProAC 31896), por meio da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Cia. Hering, apoio da Fundação Hermann Hering e realização do Museu da Pessoa.