Memórias de Itapeva, São Miguel e Votorantim

Ano: 2008

Baixe a publicação – (PDF) 2,63MB

O Programa Memória Local na Escola tem como objetivo valorizar a história de vida de pessoas que compõem uma comunidade. Histórias de vida são únicas, assim como as memórias de um lugar.

Em parceria com o Grupo Votorantim, e com o apoio do Instituto Votorantim e dos Comitês Locais Votorantim de Itapeva (SP), do bairro de São Miguel (capital de São Paulo – SP) e da cidade de Votorantim (SP), desde 2005, a partir do projeto piloto em São Miguel, o Memória Local na Escola teve como objetivo registrar as histórias dessas comunidades em parceria com escolas públicas e organizações sociais. Durante dois anos de trabalho, foram realizados encontros mensais com alunos de escolas de ensino fundamental, de 1ª a 4ª série, e dos núcleos sócio-educativos, de 7 a 18 anos, que entrevistaram e registraram as histórias de 111 moradores com textos coletivos, desenhos e fotos inseridos no Portal Museu da Pessoa.

A partir da metodologia da memória oral, o Instituto Avisa Lá e o Museu da Pessoa formaram 61 coordenadores pedagógicos e 125 professores de 66 escolas municipais (rurais e urbanas) e de 11 núcleos sócio-educativos para trabalharem com seus 3.630 alunos e, juntos, socializarem o que aprenderam sobre a comunidade da qual fazem parte. Sobretudo a participação dos dez técnicos das secretarias envolvidas contribuiu de forma fundamental para a política educacional de suas cidades e para o estreitamento das relações com seus educadores. O alinhavo do presente e do passado desta publicação, a partir dos depoimentos coletados, além de emprestar ao leitor as lembranças de pessoas que consolidaram a memória coletiva de sua comunidade, instiga identificações a diferentes gerações.