José Manuel trabalhou em várias empresas, até ser contratado para trabalhar como propagandista-vendedor na Johnson & Johnson. Nesta entrevista, ele nos conta sobre sua infância e sobre as dificuldades superadas na profissão ao longo de décadas.

imagens (13)

Nosso credo

Imagem de:José Manoel Ventura

Lançamento de produto

José Manoel Ventura participou de uma reunião de vendas para lançamento de um produto da Johnson & Johnson.

Vida de vendas

José Manoel Ventura (à frente, de casaco preto) e colegas de um curso de vendas realizado no Hotel Rádio. Durante o curso, onde discutiram um novo sistema de como abordar o médico, ele foi homenageado como o vendedor mais antigo.

período: Ano 1992

Propaganda caipira

José Manoel Ventura particiou do Treinamento Para Vendas (TPV), que apresenta um novo método de se abordar o médico. O curso tem a duração de uma semana e foi realizado no Hotel Rádio. José fez um teatro caipira durante a aula e se recorda que foi engraçado, pois ninuém sabia atuar direito. Ele foi homenageado por André, coordenador do curso, como o mais antigo vendedor propagandista, e recorda: "Foi uma choradeira."

período: Ano 1992

Moda da época

José é o mais antigo vendedor propagandista da Farma que ainda está na ativa. Ele se recorda que, na época da fotografia, a moda era andar com roupas estilo safari tal qual Jânio Quadros, uma calça e um paletó mais leves do que o normal: "Eu usava o branco, mas não era a cor obrigatória."

Vôlei no clube

Os funcionários da equipe de vendas da Farma ganharam uma festa de final de ano em um clube na Serra da Cantareira e aproveitaram a ocasião para jogar vôlei.

período: Ano 1991

Direção defensiva

Certificado que atesta a participação de José Manoel Ventura no seminário de Direção Defensiva.

Forças que se unem

O vendedor propagandista utilizava como estratégia de vendas o Binder, material audiovisual que tem a finalidade de mostrar e explicar melhor a atuação dos produtos aos médicos. Cada binder é específico para o trabalho direto com o médico, junto com as amostras e brindes.

período: Ano 1995

Binder para ginecologia

período: Ano 1995

Estudo cardiovascular

Material sobre anatomia, fisioterapia e patologia do sistema cardiovascular desenvolvida pelo departamento médico científico para fins de estudo dos propagandistas vendedores. Eles usavam os argumentos relacionados neste material em suas vendas para médicos.

período: Ano 1970

Pasta de conhecimentos básicos

A pasta de conhecimentos básicos era um glossário com nomes e definições de termos médicos. Também contém os principais radicais gregos relativos ao corpo humano.

Conhecendo o Motilium

Teste de conhecimentos sobre o Motilium, produto farmacêutico indicado para combater náuseas e vômitos. A reunião para aplicação do teste era realizada aos sábados e o propagandista vendedor e o teste traz tanto perguntas de associação como de múltipla escolha.

Direção segura

Apostila de Direção Defensiva que abordava os cuidados para se dirigir no trânsito. O curso durou dois dias e foi realizado no bairro de Santo Amaro e os alunos tiveram uma aula prática no autódromo de Interlagos. Após o curso, a Johnson & Johnson oferece um carro ao vendedor propagandista e, caso ele não se envolva em acidentes por quatro anos, pode adquirir pagando apenas 20% do valor de mercado.

Nosso credo

Análise do credo da Johnson & Johnson, realizado por funcionários do mundo inteiro e que traz as filosofias de trabalho da empresa.

tipo: Documento

Farma Brasil Depoimento de José Manuel Ventura Entrevistado por Luís André do Prado e Carmen Sílvia Natale São Paulo, 9/10/1995 Realização: Museu da Pessoa Entrevista nº FR_HV010 Transcrito por Marina D'Andrea Revisado por Genivaldo Cavalcanti Filho P/1 - Queremos começar fazendo a sua apr...Continuar leitura

Título: Histórias de um propagandista

Data: 10/10/1995