Cafu teve uma infância humilde e agradece aos pais pelo apoio que deram a sua carreira de futebolista, alegando que sem esse apoio ele nunca teria chegado aonde chegou. Na escola fez suas maiores amizades e sempre adorou futebol, praticando desde cedo. Sua entrada no SPFC foi duríssima, sendo recusado quatro vezes pelo treinador Seu Firmo de Melo. Percorreu um árduo caminho até chegar ao São Paulo, passando por times da terceira divisão, como o Itaquaquecetuba (um dos times que mais gostou de jogar e fez boas amizades), para depois ser aceito no clube tricolor. Relembra suas idas ao estádio, quando sentava na arquibancada e era um admirador do jogador Silas. Comenta da atuação com a seleção brasileira, destacando o time de Parreira como uma equipe próxima e que todo o sucesso era resultado disso. Na época da entrevista tinha como sonho ser campeão mundial com a seleção brasileira. Fala sobre a origem do seu apelido, Cafu, quando jogava no Itaquaquecetuba e era comparado com o ex-jogador Cafuringa.

imagens (8)

Cafu

data (ou período): Ano 1994 Imagem de:Cafu (Marcos Evangelista de Moraes)

Treino

data (ou período): Ano 1994 Imagem de:Cafu (Marcos Evangelista de Moraes)

Entrevista em vídeo

data (ou período): Ano 1993 Imagem de:Cafu (Marcos Evangelista de Moraes)

Cafu fazendo um lançamento (Mundial de Interclubes

Em primeiro plano está Cafu, sendo observado por Muller e um jogador do Barcelona. O São Paulo venceu a partida por dois a um, conquistando seu primeiro título mundial.

Cafu em ação contra o Universidade Católica do Chi

Da esquerda para a direita: Cafu é o primeiro. O São Paulo foi a Santiago com uma grande vantagem: poderia perder por três gols de diferença que seria o campeão. Caso perdesse por quatro gols, haveriam cobranças de pênaltis para saber quem era o campeão. O São Paulo perdeu a partida por dois a zero e conquistou o Bi-campeonato da Libertadores.

período: Ano 1993
tipo: Fotografia

A comemoração dos jogadores na viagem de volta de

Da esquerda para a direita; de cima para baixo; primeira fila: Ronaldo, Lula, Zetti, Marcos e Cafu. Segunda fila: Macedo, Elivelton, Valber, Telê Santana e Catê. Terceira fila: Raí, Moraci, Ronaldo Luiz, Dinho, Cerezo e Adílson. Quarta fila: Palhinha, Muller e Pintado (de mascara) Todos os jogadores comemorando o título de campeão mundial, ainda no avião, antes de serem recebidos com grande festa na cidade de São Paulo, ganhando a chave da cidade das mãos da prefeita Luiza Erundina.

Cafu

Cafu, com 24 anos, treinando no Centro de Treinamento da Barra Funda.

período: Ano 1994
crédito: Márcia Zoet

Treino

Cafu voltou à treinar no Centro de Treinamento após renovar seu contrato para o ano de 1994.

período: Ano 1994
crédito: Márcia Zoet

Mapa Cafu

São Paulo - Times: Itaquaquecetuba São Paulo -1988

tipo: Mapa

Entrevista em vídeo

Imagem capturada da entrevista em vídeo.

período: Ano 1993
tipo: Fotografia

Foto dos campeões mundiais interclubes antes da partida contra o Barcelona

O São Paulo disputou a final do mundial interclubes contra o Barcelona da Espanha. A partida foi dois a um para o São Paulo que saiu perdendo, Stoichkov fez o gol do Barcelona aos doze minutos do primeiro tempo. O São Paulo empatou aos 27 do primeiro tempo, através de Raí, depois de uma linda jogada de Muller. O gol da vitória tricolor aconteceu aos 34 minutos do segundo tempo, em uma cobrança de falta perfeita de Raí.

Lágrimas de chuva

Personagem: Fabiano de SouzaAutor: Museu da Pessoa

Todo teatro é político

Personagem: Jaime CuberosAutor: Museu da Pessoa