Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

A origem de minha família é notável como também é a origem da família de meu marido. Sim, fui casada e sou viúva.

Meu pai foi um homem muito querido no Rio de Janeiro, principalmente por aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo no volei em Copacabana, na rede da Bolivar; ou pelos que jogaram boliche nos bons anos 60 e mais ainda por todos os bons flamenguistas, a começar por antigos jogadores como Zico e Junior. Pertenceu à Diretoria do Flamengo, à CBF e foi Sócio Benemérito do nosso amado Mengão. Adoto em meu e-mail o seu apelido em sua homenagem e àqueles que o amaram de verdade.

Minha mãe pertence à família Segadas Vianna; filha de Eliza e Armando. Vovô Segadas, pai de mamãe, teve uma infância abastada. Era filho de Julião e Anna que residiam no casarão de Paquetá, hoje ruínas no Parque Dark de Matos. Meu bisavô era de Vianna do Castelo - Portugal; homem rico até perder todas as suas posses para um membro da família. DonAnna mulher forte, culta e geniosa chegara a ser pianista da corte. Quando empobreceu foi trabalhar na escola de sua maior amiga - D. Felicidade de Moura Castro.

Acreditando que não existe coincidência no Universo, o neto da melhor amiga de minha bisavó, Dona Felicidade, foi o melhor e maior amigo de meu falecido marido. Ambos foram oficiais de Marinha, foram pára-quedistas e cursaram o IME.

Outra sincronicidade estava na família de meus pais. O pai de minha avó por parte de mãe, após ficar viúvo contraiu núpcias com outra moça, logo, esta foi a avó que mamãe conheceu; avó e madrinha, que, na verdade, não era parente de minha mãe mas por mais incrível que pareça, era prima irmã de minha avó por parte de pai. Neste samba do crioulo doido, Minha bisavó por acidente de percurso, era minha prima.

E eu, onde estou nesta história? Exatamente aqui e assim. Sou a Sonia, a primogênita do Grande Silva que era primo da madrasta da sogra. Nasci na Penha, morei em Olaria, Tijuca e Copacabana....

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.