Vira Vida – Memórias e histórias de mudança

Ano: 2012

A exposição é parte do Projeto Memórias e Histórias de Mudanças, idealizado pelo Conselho Nacional do SESI e executado, em 2012, pelo Museu da Pessoa. O projeto entrevistou jovens, familiares, profissionais e parceiros do VIRAVIDA, num total de 56 entrevistas e mais de 160 horas de conteúdo em vídeo.

Além desta exposição, que percorrerá o Brasil, o projeto Memórias e Histórias de Mudanças lançará o Livro “VIRA VIDA – Histórias de Vidas Transformadas”, que será publicado em quatro idiomas: italiano, português, francês e espanhol. Com base na força dos depoimentos de todas as pessoas envolvidas no projeto ViraVida e o impacto que elas causaram nas nossas próprias vidas, projetamos um espaço de visitação onde as histórias dessas pessoas transformadas pelo projeto possam causar o mesmo impacto nas vidas de quem a visita. A montagem está dividida em quatro núcleos, que favorecem a compreensão da trajetória dos jovens que ingressam no projeto através de imagens estáticas e em movimento.

Seguindo um percurso pontuado pelos depoimentos dos jovens, parentes, educadores e empregadores, refazemos essas trajetórias e concluímos através de resultados animadores que a missão do projeto está sendo cumprida. Antes de entrar no espaço expositivo, os visitantes podem percorrer o seu redor e observar fotos dos depoentes, complementadas por trechos de seus depoimentos. São fragmentos das histórias que serão contadas no interior da exposição.

Conheça o projeto