Histórias de Nossa Terra Ituiutaba

Ano: 2001

No ano de 2001 o projeto “Histórias da Nossa Terra” contou com o apoio da prefeitura municipal da cidade de Ituiutaba. Finalizando o projeto foi lançada uma exposição chamada: “Histórias da Nossa Terra – Ituiutaba” que trouxe a história do município a partir de narrativas de personagens que são caros e únicos para as cidades e munícipes.

A exposição trata-se da conclusão e do resultado do trabalho de formação continuada de professores e sua aplicação com seus alunos realizado em Ituiutaba. As narrativas presentes são textos coletivos produzidos pelos alunos a partir de entrevistas totalmente realizadas por eles.

Os estudantes, orientados por seus professores, elegeram critérios e escolheram coletivamente seus depoentes, em seguida, produziram roteiros e organizaram suas salas para a condução das entrevistas de histórias de vida, método concebido pelo Museu da Pessoa. Após o registro dos depoimentos, os discentes debateram e destacaram os principais pontos das narrativas e selecionaram as memórias a serem produzidas.

Simultaneamente, tornou-se intensa a produção de desenhos, tanto dos entrevistados como acerca de suas lembranças. Completam a engrenagem da produção da exposição a edição e a revisão dos textos dos alunos feitas posteriormente.

Conheça o projeto