Ano: 2008
O Museu da Pessoa entrevistou diversos personagens que fizeram parte da exposição BB 200 anos: Pessoas que fazem história. São homens e mulheres criativos, de bem com a vida; acompanham a seu modo as transformações do mundo e são donos de um traço comum: todos têm alguma relação com o Banco do Brasil e sabem que a instituição completou 200 anos de existência.
Dele brotam exemplos singulares de trabalho, por vezes estritamente vinculados ao bioma em que se desenvolvem, mas em todos os casos reveladores de uma noção especial de empreendedorismo e da correta aplicação das melhores tecnologias sociais. Os depoentes desta exposição foram distribuídos pelos seis biomas brasileiros, como se a distinção da natureza física significasse um tributo à rica diversidade cultural do País.
Transcritos e editados, esses testemunhos constituem uma homenagem aos atores do dia-a-dia do Banco do Brasil, no transcurso do seu bicentenário e como forma de comemorar a efeméride. Nossos personagens são construtores de uma memória social relevante; seu registro e disseminação é tarefa a que se propõe o Museu da Pessoa.