White Martins 100 anos de inovação e confiança no Brasil – Um século de presença dos gases industriais no desenvolvimento do Brasil

Ano: 2012

Baixe a publicação – (PDF) 37MB

Este livro é produto de um trabalho de resgate da história do desenvolvimento industrial do país nos últimos 100 anos e do papel desempenhado pela indústria de gases nessa trajetória.

Ao olhar o desenvolvimento atual da indústria, o crescimento das cidades, os diversos usos do gás e as plantas On-Site, observa-se a diferença nas tecnologias, processos e infraestruturas de 100 anos atrás. De um lado, o desenvolvimento industrial, que durante esse período avançou com investimentos, pesquisas e a utilização de tecnologias de ponta. E a cadeia produtiva do gás não ficou para trás, abastecendo e impulsionando a indústria brasileira em todos os seus segmentos. Do outro, o Museu da Pessoa e seu acervo com milhares de histórias de vida.

A revisita a projetos e entrevistas que compõem o Portal do Museu da Pessoa recuperou o registro e a sabedoria de pessoas que nos ajudam a contar a história desse século de industrialização junto à cadeia produtiva do gás. Trata-se de um universo de inovações e possibilidades desenvolvidas por pessoas, em diferentes regiões, funções e atividades.

A publicação estrutura-se em uma análise de conteúdos do acervo do Museu da Pessoa, pesquisa documental e iconográfica, e na coleta de 30 histórias de vida relacionadas à cadeia produtiva do gás.

Conheça o projeto