Votorantim 85 anos: uma história de vida e trabalho / Votorantim para mim: 30 vencedores do concurso interno de histórias: 1918-2003

Ano: 2003

Para baixar o material gratuitamente faça login ou cadastre-se.

Este projeto partiu da premissa de que 85 anos de uma trajetória que comporta tantos desafios e tantos sucessos só foram possíveis graças ao comprometimento, ao esforço, à criatividade e à dedicação de cada um dos funcionários e ex-funcionários do Grupo Votorantim. Buscou captar o maior número possível de depoimentos e relatos de vida, valorizando o papel dos funcionários na construção desta história, que agora é apresentada nas páginas destes livros.

As fábricas do Grupo, em várias partes do Brasil, foram visitadas; depoimentos foram colhidos em cabines itinerantes, especialmente montadas; vídeos foram gravados. Homens e mulheres, pais e filhos envolvidos em lembranças de histórias de trabalho deram seus depoimentos: daqueles com maior tempo de casa ao mais novo funcionário, percebeu-se o fio condutor dos valores do Grupo incorporados ao dia-a-dia desses homens e mulheres.

As cabines, além de valiosa fonte de relatos e histórias, constituíram-se em rico espaço de interação com os funcionários, divulgando o projeto, colhendo contatos, demandas e sugestões. Cerca de 180 depoimentos constituem o foco desse trabalho e fazem parte do acervo do Centro de Referência da Votorantim, juntamente com fotografias e outros documentos ali coletados.

Com essa perspectiva, começou-se a organizar o acervo histórico do Grupo, iniciando a formação de um banco de dados, que hoje conta com aproximadamente dois mil itens. Uma pequena mostra desse material está publicada neste Volume I. Ainda durante a primeira etapa do Projeto Memória Votorantim, ocorreu o lançamento da campanha de histórias “Votorantim para Mim”, que garantiu a todos os funcionários a oportunidade de participar, contar a sua história e preservá-la no acervo de memórias da Empresa. Foram aproximadamente 600 relatos, enviados de todas as unidades do Grupo e que superaram as expectativas, não apenas pela quantidade, mas também pela qualidade, riqueza e originalidade das histórias enviadas.

Além dos funcionários, participaram esposas, filhos, irmãos e até sogras. Dez histórias de funcionários e cinco de famílias, além de quinze menções honrosas, constituem a matéria-prima para o Volume II desta coleção.

Essas atividades de 2003 resultaram em importante material para a construção da memória do Grupo e proporcionaram uma valiosa fonte de informação sobre o patrimônio humano da Votorantim, demonstrando o grande potencial a ser explorado em ações.

As histórias aqui apresentadas são uma pequena seleção do universo tão rico daqueles que cresceram junto com a Empresa. A edição destes dois livros foi a melhor forma encontrada para homenagear as pessoas que contribuíram e estão contribuindo para construir o Grupo Votorantim.

Conheça o projeto