Unimed, 40 anos de cooperativismo médico no Brasil

Ano: 2008

Baixe a publicação – (PDF) 10MB

O Projeto Memória da Unimed do Brasil teve início no final de 2006, visando registrar a trajetória da maior cooperativa médica do país, fundamentalmente por meio de narrativas daqueles que viveram e têm vivido intensamente os últimos 40 anos.

Desenvolvido em parceria com o Museu da Pessoa, inicialmente foram realizadas pesquisas documentais e iconográficas, que proporcionaram a base para o entendimento dessa trajetória de sucesso. Tais pesquisas indicaram os diferentes tempos que perpassam a instituição. São quatro grandes eixos históricos: os momentos românticos dos primeiros anos, o período da consolidação e do crescimento, as crises internas e os desafios para o futuro. Mas há ainda um outro eixo bastante singular, o da memória, a temporalidade que emerge da experiência acumulada por aqueles que são protagonistas da história. Assim, 36 pessoas, mapeadas de acordo com a metodologia do Museu da Pessoa, acabaram por compartilhar suas lembranças com o projeto.

Esta publicação é o resultado da união e da análise dos registros e narrativas. O primeiro capítulo, “Espírito de cooperação”, trata das ideias iniciais e das experiências externas; o segundo capítulo, “Luta contra a mercantilização”, fala sobre o contexto brasileiro dos anos 1960; com o desenvolvimento da cooperativa, surge um “Modelo para o Brasil e para o mundo”, objeto do terceiro capítulo; no quarto capítulo, já consolidada, a Unimed parte para a “Evolução do Modelo”; no quinto capítulo, realizações que levam a “Novos tempos e novas visões”; “Renovação e continuidade”, título do capítulo seis, demonstra a responsabilidade dos dirigentes em atuar dentro dos cenários antagônicos; e, finalmente, o sétimo capítulo dessa publicação renova a história e o “Compromisso com o futuro” assumido pela Unimed do Brasil.

A publicação ainda é composta por uma breve linha do tempo, na qual são destacados os principais marcos da trajetória da Unimed, e pela biografia daqueles que ajudaram a contar esse desenvolvimento. Valorizar as histórias de vida e tratá-las como elementos constitutivos da memória social é o escopo principal do trabalho do Museu da Pessoa. O conjunto dessas histórias oferece um painel rico e variado, muito além dos registros burocráticos. As experiências e memórias que surgem nos depoimentos permitem, certamente, um novo olhar sobre os tempos históricos.

Alinhadas com a missão do Museu da Pessoa, a Fundação Unimed e a Unimed Brasil marcam seu compromisso com a reputação da própria instituição com a responsabilidade histórica que tem para com seus públicos. Assumem o papel importantíssimo de compartilhar experiências, de respeitar e valorizar os indivíduos e de provocar novas reflexões críticas sobre a história do país.

Conheça o projeto