Todo mundo tem uma história pra contar

Ano: 2012

Baixe a publicação – (PDF) 8MB

As histórias que você conhecerá aqui fazem parte do acervo do Museu da Pessoa, um museu virtual de histórias de vida aberto a toda e qualquer pessoa da sociedade. As histórias deste livro foram escolhidas de um acervo de mais de 15 mil depoimentos, construído ao longo de 20 anos de muito trabalho. Foram anos de uma escuta minu­ciosa e de encantamento diário com a vida vivida e narrada pelos personagens mais diversos. Entre tanta coisa que aconteceu nesse período, fica uma certeza: cada his­tória de vida é, de fato, uma nova janela que abrimos para conhecer o mundo. Cada pessoa tem seu olhar, sua emoção, sua trajetória, e tem algo para nos ensinar.

Nessas duas décadas, aprendemos muito também sobre o Brasil. Um país riquíssimo em memória, ou melhor dizendo, memórias: orais, escritas, dançadas, cantadas. Um Brasil muitas vezes invisível para a grande maioria das pessoas. Como, então, colocar tudo isso em um livro? Não cabe. Não cabe em uma vida, em mil vidas. Por isso, es­colhemos apenas vinte histórias. Histórias inspiradoras, que revelam o tesouro que acabamos por reunir. Um acervo a ser compartilhado, cuidado e celebrado.

Foi difícil montar este livro. As histórias são absolutamente envolventes e longas. Cada entrevista rendeu mais de cinquenta páginas de transcrição. Ao todo, são quase cem horas de gravação. O que temos aqui são recontos. Recontos feitos por muitos autores. A começar com o narrador e seus entrevistadores, mas passando também por transcritores, editores, revisores e pela edição final. Sempre com o esforço de preservar o tom das falas, o ritmo de cada pessoa, o olhar e as características de cada personagem.

Para apresentar essas histórias, contamos com um grupo de cronistas de primeiro time, amigos e apoiadores do Museu convidados a interpretar o universo sugestivo desses personagens da vida real.

Durante toda a trajetória do Museu, foram muitos os apoios que tivemos. Queremos agradecer a todos. Eles foram imprescindíveis, pois um sonho só é viável quando abraçado por muitos. Conosco, muitas pessoas e instituições acreditaram que ao ler uma história é possível contribuir para mudar o nosso jeito de ver o mundo.