Início: 2015
Fim: 2021
I. Espaços de Memória e Cultura: Participação e Comunidade (2015)
O Sesc São Paulo, o Museu da Pessoa e o Musées de la Civilisation (Quebec, Canadá) se uniram a fim de debater as mudanças ocorridas nos museus, para isso organizaram o workshop “Espaços de Memória e Cultura: participação e comunidade”, primeiro de muitos Workshops sobre o tema espaços de memória e cultura.
Este workshop ocorreu no Sesc CPF e discutiu a forma como as organizações culturais hoje operam sob a premissa da democracia cultural e como as suas práticas iluminam aspectos das questões sociais, culturais e até mesmo políticas que fundamentam o contexto em que operam. Em um mundo cada vez mais globalizado e tecnologizado, as organizações culturais procuram manter sua liderança em um contexto de mudanças sociais rápidas que exigem mais e mais práticas inclusivas e transparentes no compartilhamento e troca de conhecimentos. Em uma série de palestras baseadas em indagações e oficinas participativas, estudantes e professores examinaram coletivamente os inúmeros formatos das instituições culturais e patrimoniais.
Palestrantes: Karen Worcman, Jean-François Leclerc, Renata Motta, Ricardo Gomes Lima, Sônia London e Érika Mourão Trindade Dutra.
II. Espaços de Memória e Cultura: Da mediação cultural à inovação social (2016)
A segunda edição do Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura, ocorreu em 2016 e contou com a participação do Museu da Pessoa, o Sesc São Paulo, o Musées de la Civilisation (Quebec, Canadá) e a Universidade do País Basco (Espanha).
O tema abordado foram as práticas de mediação cultural e inovação social desenvolvidas recentemente no Brasil e no Canadá a fim de criar estudos e ações patrimoniais mais inclusivas. Diversas instituições culturais hoje, que não incluem apenas os museus, mas também as do patrimônio, os centros culturais, os centros comunitários e as bibliotecas públicas, optam por desenvolver ferramentas que visem a inovação social dessas instituições. Essa edição irá abordou as intersecções entre instituições culturais, mediação cultural e inovação social.
Palestrantes: Karen Worcman, Mário de Souza Chagas, Iñaki Arrieta Urtizberea, Mathieu Viau-Courville e Danilo Santos de Miranda.
III. Espaços de Memória e Cultura: Territórios de Conflito (2017)
A terceira edição do Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura: Territórios de Conflito, ocorreu em 2017 com a participação do Museu da Pessoa, o Sesc São Paulo, o Musées de la Civilisation (Quebec, Canadá) e o apoio do British Council. O workshop propôs que organizações culturais e de memória refletissem sobre o desafio de atuar em processos de transformação social, que envolvam diretamente as comunidades além da articulação com governos locais e outras parcerias.
Injustiças, emergências, crises, desastres, reparações são preocupações contemporâneas. Neste sentido, as instituições de memória têm recebido um chamado para ir além da representação do conflito para centrar-se em ações sociais concretas. Oito instituições de cultura e memória, que possuem como características a atuação direta com os temas propostos neste workshop, foram convidadas a participar das discussões ao longo da semana. São elas: a Casa do Povo, o Centro de Culturas Negras do Jabaquara, o Espaço Memória Carandiru, o Instituto Fazendo História, o Memorial da Resistência, o Museu Afro Brasil, o Museu da Diversidade e o Grupo Ururay – além do Museu da Pessoa e Trabalho Sociocultural com Refugiados no Sesc.
Neste mesmo ano foi realizada a primeira edição do projeto Espaços da Memória e Cultura, um desdobramento do Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura. Com o propósito de constituir uma linha de pesquisa, que aliada à prática de formação já existente na iniciativa Espaços de Memória e Cultura, contribua para o registro, preservação, disseminação e análise de iniciativas de memória e cultura independentes de São Paulo.
O Sesc São Paulo e Museu da Pessoa convidaram quatro instituições: Choque Cultural, Grupo XIX de Teatro, Comunidade Cultural Quilombaque e Associação Cultural Cachuera! que aceitaram revisitar suas memórias e participar da pesquisa. O processo integrou o registro da memória dos envolvidos e de suas práticas com o uso da Tecnologia Social de Memória para a capacitação dos gestores das organizações convidadas, de forma que perpetuem a prática de produção de memória e cultura em suas organizações e comunidades.
Palestrantes: Karen Worcman, Mathieu Viau-Courville, Viv Golding, Andrea Dias Vial e Regina Ponte.
IV. Espaços de Memória e Cultura: Saúde, Patrimônio e Memória (2018)
No ano de 2018 ocorreu a quarta edição do workshop, e o tema escolhido foi Saúde, Patrimônio e Memória e foi organizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e pelo Museu da Pessoa, com consultoria do pesquisador Mathieu Viau – Courville, da Universidade de Luxemburgo.
A conscientização e eficácia da saúde pública nas políticas de saúde e dos sistemas de saúde tem sido um dos principais desafios das políticas públicas. Nos últimos anos, os benefícios sociais e o valor público inerente às instituições culturais – particularmente no seu potencial de contribuir diretamente para as políticas de saúde pública nacional – tem despertado o interesse de governos, universidades e organizações afins.
Na medida em que os museus e organizações culturais assumem seu impacto nas sociedades contemporâneas, cresce o interesse local e internacional na capacidade dessas instituições em promover a saúde e bem estar das populações. Neste sentido, esta edição explorou o tema da saúde, especialmente enfocando o papel que o setor cultural pode ter na promoção da saúde e do bem estar social.
Participaram dessa edição as seguintes instituições Museu Histórico do Instituto Butantan, Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP), Centro de Memória Fundação Dorina Nowill para Cegos, Associação Arte Despertar, CDC Vento Leste, Biblioteca São Paulo do Parque da Juventude, Sesc São Paulo, Museu da Pessoa, Associação Viva e Deixe Viver e o CAPS Itapeva – Centro de Atenção Psicossocial “Prof. Luís da Rocha Cerqueira”.
Neste mesmo ano foi realizada a segunda edição do projeto Espaços da Memória e Cultura. O Sesc São Paulo e Museu da Pessoa convidaram quatro novas instituições: Centro Memória Carandiru, Instituto Fazendo História e Movimento Cultural Penha Ururay Patrimônio Cultural, que participaram de uma formação na Tecnologia Social da Memória para atuarem na prática de produção de memória e cultura em suas organizações e comunidades.
Palestrantes: Karen Worcman, Eurípedes Gomes Junior, Sérgio Ishara, Remon Matheus Bortolozzi, Paul Thompson e Jair de Souza Moreira Junior.
V. Espaços de Memória e Cultura: Cidades, Direitos Humanos e Futuros Sustentáveis (2019)
Na quinta edição do Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura, novamente o Museu da Pessoa com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc se reuniram com consultoria do pesquisador Mathieu Viau – Courville. Em 2019 o tema abordado foram as cidades, direitos humanos e futuros sustentáveis que exploraram as diferentes maneiras pelas quais os conceitos como defesa de direitos, cidadania e diversidade nos permitem pensar em futuros mais sustentáveis e em mudanças sociais positivas no contexto da vida citadina.
Foi dada atenção especial às diferentes maneiras pelas quais as cidades e os espaços urbanos, através do trabalho de museus, patrimônios e cultura, podem estimular diálogos sobre questões sociais urgentes, pela presença de diferentes narrativas, bem como de diferentes modos de engajamento dos cidadãos.
Participaram dessa edição as seguintes instituições: Museu da Pessoa, Museu do Ipiranga, Museu Afro Brasil, Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, Casa do Povo, Casa Ecoativa, Memorial da Resistência de São Paulo e Perifatividade.
Palestrantes: Paulo Casale, Mathieu Viau-Courville, Dane de Jade, Silvana Rubino, Karen Worcman, Danilo Santos de Miranda, Paula Freire Santoro e Marlen Mouliou.
VI. Espaços de Memória e Cultura: Patrimônio e memórias de sofrimento em tempos de pandemia (2021)
A sexta edição do Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura, realizada em 2021, abordou o tema Patrimônio e Memórias de Sofrimento em Tempos de Pandemia. Foi organizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, pelo Museu da Pessoa, com consultoria do pesquisador Mathieu Viau – Courville, da Universidade de Lorraine-Metz.
Foi discutido ao longo de três dias como os museus e outros patrimônios, cultura e locais de memória da América Latina têm contribuído, por um lado, para a preservação e difusão de memórias de sofrimento, resistência e repressão durante a pandemia e, por outro, para desenvolver novas ações e ferramentas para trabalhar com memórias difíceis em contextos de pandemia.
Para esta edição, Patrimônio e Memórias de Sofrimento em Tempos de Pandemia, representantes de museus e centros de memória e cultura do Brasil e de diversos países da América Latina se reuniram para discutir e trocar experiências sobre a preservação e divulgação de memórias de sofrimento em tempos de pandemia. Participaram dessa edição as seguintes instituições: Sesc São Paulo (Brasil), Museu da Pessoa (Brasil), Museo Sitio de Memoria – ESMA (Argentina), Memorial da Resistência de São Paulo (Brasil), Museo de la Memoria y los Derechos Humanos (Chile), Instituto Vladimir Herzog (Brasil), Museo Casa de La Memoria (Colômbia) e Lugar de la Memoria, la Tolerancia y la Inclusión Social (Peru).
Palestrantes: Gilson Schwartz, Solange Ferraz de Lima, Paulo Cesar Endo, Marilia Bonas e Christian Ingo Lenz Dunker.