Sesc CPF: Espaços de Memória e Cultura

Início: 2017
Fim: 2018

Em 2017, o Centro de Formação e Pesquisa e o Museu da Pessoa realizaram a primeira edição do projeto Espaços da Memória e Cultura, um desdobramento do Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura. Com o propósito de constituir uma linha de pesquisa, que aliada à prática de formação já existente na iniciativa Espaços de Memória e Cultura, contribua para o registro, preservação, disseminação e análise de iniciativas de memória e cultura independentes de São Paulo.

O Sesc São Paulo e Museu da Pessoa convidaram quatro instituições: Choque Cultural, Grupo XIX de Teatro, Comunidade Cultural Quilombaque e Associação Cultural Cachuera! que aceitaram revisitar suas memórias e participar da pesquisa. O processo integrou o registro da memória dos envolvidos e de suas práticas com o uso da Tecnologia Social de Memória para a capacitação dos gestores das organizações convidadas, de forma que perpetuem a prática de produção de memória e cultura em suas organizações e comunidades.

No ano de 2018 foi realizado uma nova edição desse projeto com novas instituições: Centro Memória Carandiru, Instituto Fazendo História e Movimento Cultural Penha Ururay Patrimônio Cultural.