O Sistema Sebrae e a vocação empreendedora no Brasil

Ano: 2015

Baixe a publicação – (PDF) 6MB

Este livro foi criado a partir de uma matéria-prima: a memória. Começou a ser gerado no início de 2014, quando o Sebrae firmou uma parceria com o Museu da Pessoa para realizar um minucioso trabalho de resgate da memória da instituição. Ao longo de dois anos foram colhidas centenas de horas de depoimentos de funcionários, consultores e, claro, de empreendedores que em algum momento de suas vidas recorreram ao Sebrae. Esses depoimentos passaram a integrar um grande acervo sobre o empreendedorismo no Brasil, que com a inauguração do Memorial Sebrae, passou a contar com um merecido espaço de preservação.

Sabemos, com mais de quatro décadas de experiência, que não há caminhos fáceis no empreendedorismo. Nem todos triunfam. A receita que funcionou para um pode não servir a outros. Mas a experiência, filtrada pela memória, essa tem muito valor. Às vezes, um valor insuspeitado mesmo por quem a detém, como observou certa vez o escritor uruguaio Eduardo Galeano: “A memória sabe de mim mais que eu; e ela não perde o que merece ser salvo.”

Com esta publicação, o Sebrae participa do resgate de histórias de superação que, de outra forma, estariam restritas às memórias familiares. A própria história da instituição ganhou novos contornos a partir dos testemunhos de quem lhe dedicou os melhores anos de vida profissional. Dessa forma, preservando a memória de colaboradores e clientes, acreditamos prestar uma justa homenagem a todos aqueles que fizeram do Brasil um grande país de micro e pequenos negócios.

Conheça o projeto