Histórias da Nossa Terra Franca

Início: 2004
Fim: 2004

O Projeto Histórias da Nossa Terra teve início em 2001, na cidade de Ituiutaba. Começava ali a formação de professores e alunos, centrada no resgate e na valorização da memória da cidade, por meio do registro das histórias de vida de seus moradores. Criado pela parceria de duas organizações — o Instituto Avisa Lá e o Instituto Museu da Pessoa —, o projeto foi apoiado pela CTBC, Companhia Telecomunicações do Brasil Central, por esta reconhecer seu caráter democrático de registrar a história das comunidades onde atua. Em 2002, ele passou a integrar também as ações de investimento na comunidade do Instituto Algar, responsável pela coordenação dos projetos sociais do grupo Algar, do qual a CTBC faz parte.

Assim, foi implantado nas cidades de Ituiutaba, MG, (2001), Uberaba, MG, (2002), Uberlândia, MG, (2003), Franca, SP, (2004), Belo Horizonte, MG, (2005), Ribeirão Preto, SP, (2005-2006) e Campinas, SP, (2006).

Desde então, cerca de 5.400 alunos e 150 professores vêm escrevendo e divulgando as histórias de suas comunidades por meio de sites, livros e exposições.

Conheça a exposição Acesse a publicação