BNDES: um banco de histórias e do futuro

Ano: 2012

Baixe a publicação – (PDF) 7MB

Para comemorar sessenta anos de sua fundação, entre outros eventos e atividades promovidos durante todo o ano de 2012, o BNDES decidiu compartilhar a sua história com uma nova publicação. Fruto da parceria entre o BNDES e o Museu da Pessoa, este trabalho se insere em um contexto maior, desenvolvido desde 2011 por meio de pesquisa histórica, captação de depoimentos, coleta de fotografias e documentos ligados à história do BNDES, que serão incorporados ao acervo histórico da instituição.

Nessas seis décadas, o Banco passou por diversos momentos, fruto dos diferentes contextos históricos vividos por nosso país e pelo mundo. O Brasil mudou, os desafios do desenvolvimento mudaram e o BNDES soube se adaptar às novas realidades e enfrentar todas essas mudanças.

Entretanto, uma coisa permaneceu e seguramente permanecerá no futuro como marca registrada do Banco: a competência do seu corpo funcional e seu compromisso com o país.

Ao longo desta publicação, procurou-se demonstrar que as ações do BNDES acompanharam as principais iniciativas do Governo Federal em todos esses anos, ajudando a criar condições econômicas que transformaram o Brasil em um país melhor. O livro encontra–se divido em cinco partes, sendo que quatro delas representam os grandes desafios vividos nessas seis décadas.

A primeira parte trata do esforço promovido pelo governo para o desenvolvimento da indústria no país, iniciado antes mesmo da fundação do Banco, em 1952. Esse período vai até o final dos anos 1970, após o segundo choque do petróleo, que pôs em xeque as economias do mundo inteiro, fazendo com que os governos revissem as suas políticas econômicas.

A segunda parte aborda o momento de transição política no Brasil, com o restabelecimento e a consolidação da democracia, marcado por um crescente processo inflacionário e pela retração da economia. A terceira parte aborda a conquista da estabilidade da moeda, que trouxe melhoras significativas para a população. A quarta etapa, ainda em curso, procura demonstrar que o novo desafio é conquistar um maior equilíbrio regional e uma melhor distribuição de renda, para transformar o Brasil em um país mais justo e sem miséria.

A narrativa desta publicação foi complementada pelo testemunho de pessoas que fizeram e fazem parte do processo de construção da BNDES. Por isso, a última parte do livro é dedicada àqueles que fizeram essa história e que, com os seus depoimentos, têm contribuído para a preservação de valores caros ao Banco. Trata-se de uma pequena amostra, que representa um pouco da identidade do BNDES, selecionada entre os mais de duzentos depoimentos que compõem um precioso banco de memórias. Alguns temas nortearam a seleção dos trechos aqui apresentados, tais como o papel e o crescimento do Banco ao longo desses anos, a vivência e as mudanças no trabalho cotidiano, a importância da preservação da memória e a lembrança de algumas pessoas que marcaram essa história.

Os depoimentos utilizados ao longo desta publicação foram coletados em diferentes fases: 1982, 1992, 2002 e 2011-2012. Nas duas últimas etapas, a captação dos depoimentos seguiu a metodologia do Museu da Pessoa, organização que acredita na força das histórias de cada indivíduo como elemento de transformação social. Foram entrevistados profissionais de várias áreas e diferentes cargos, homens e mulheres, novatos e aposentados.

Esta é uma história em construção. O BNDES, ao estabelecer um programa de memória, com captação sistemática de depoimentos, valoriza o seu trabalhador e humaniza sua própria história. É parte dela que vamos acompanhar nas próximas páginas.

Conheça o projeto